Entretenimento
A consulta pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da futura Linha 16-Violeta do Metrô foi anunciada nesta semana pelo Governo do Estado de São Paulo através da Agência SP.
A abertura do processo foi publicada no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) na segunda-feira (6). As audiências ocorreram na terça-feira (7) e na quarta-feira (8).
O trecho deve conectar a zona leste à zona oeste da capital paulista. O valor de investimento na primeira fase é estimado em R$ 37,5 bilhões.
A "Linha dos Parques” terá inicialmente 19 km de extensão e 16 estações, entre elas Parque Ibirapuera, Teodoro Sampaio, Nove de Julho, Dante Pazzanese, Parque Aclimação, Parque Independência, Vila Bertioga, Regente Feijó e Anália Franco.
Também fazem parte do projeto as estações Oscar Freire, Jardim Paulista, Ana Rosa, São Carlos, Paes de Barros, Álvaro Ramos e Abel Ferreira.
Será possível fazer integração nas estações Ana Rosa (Linha 1-Azul e Linha 2-Verde), Oscar Freire (Linha 4-Amarela), São Carlos (Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa) e Anália Franco (Linha 2-Verde).
A estimativa é que o novo trecho de metrô transportará aproximadamente 475 mil passageiros diariamente até 2040.
O projeto original da Linha 16 do metrô passou por modificações e agora inclui a estação Parque do Ibirapuera. Documentos disponíveis na consulta pública mostram que a nova parada deve ser construída sob a Pista de Aeromodelismo.
Possíveis acessos através da Avenida Pedro Álvares Cabral (no lado oposto à Avenida 23 de Maio) e entradas próximas à Rua Curitiba e ao portão 10 do parque também estão previstos em plantas técnicas da obra
A nova estação vai beneficiar tanto os visitantes do Parque do Ibirapuera quanto os passageiros que se deslocam para outras instituições públicas na área, facilitando o seu acesso.
Classificação Indicativa: Livre