Entretenimento

Viajar na véspera do Natal ou Ano Novo: realmente vale a pena?

Reprodução/Pexels
Descubra se a moda de viajar nas vésperas das festas de fim de ano é realmente vantajosa.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/Pexels
Marina Gonçalves

por Marina Gonçalves

[email protected]

Publicado em 24/12/2025, às 01h30



As festas de fim de ano são momentos de confraternização e descanso, e muitas pessoas aproveitam essa época para viajar. No entanto, surge uma dúvida comum: será que viajar na véspera do Natal ou do Ano Novo é mais barato?

Se você está planejando conhecer um destino novo e quer economizar, precisa estar atento pois essa estratégia pode não ser das melhores.

“Como isso virou moda, todo mundo procura. É a primeira data. As companhias hoje usam um programa de tarifa dentro dos voos (de acordo com as buscas). Os primeiros 20 lugares realmente podem sair muito barato, mas depois o preço se estabiliza”, declarou Frederico Levy, vice-presidente financeiro da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), ao portal O Tempo.

O que ajuda a pagar menos?

Viajar de avião fica mais caro, e os preços de hospedagem e passeios também sobem na alta temporada de dezembro e janeiro. Porém, com alguns cuidados, é possível economizar.

“É necessário pensar menos com emoção e colocar tudo na ponta do lápis e, se for uma questão de preço, ponderar cada atividade, cada passeio e priorizar o que acha realmente importante”, disse o vice-presidente da Abav ainda ao portal.

“Você pode ir para um local maravilhoso e ficar em um hotel bacana, ou em um nem tão bacana e mais barato, mas o local ainda será maravilhoso. Se você fica em um quarto com uma vista não tão boa, pode ser mais barato”, completou.

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Vale a pena considerar os Cruzeiros

Os Cruzeiros podem ser uma boa alternativa para quem ainda não garantiu a passagem, mas não abre mão de viajar pagando menos. Uma excelente alternativa são os cruzeiros na costa brasileira, com direito a parada para ver os fogos em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Vale destacar que, para chegar em portos do Rio ou de Santos (SP), por exemplo, que é de onde saem os cruzeiros, existem dois jeitos bem simples: de carro ou de ônibus.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp