Negócios

5 pistas sobre o novo Fiat Uno que deve estrear no Brasil em breve

Reprodução/ divulgação
Modelo deve substituir o Argo e pode até aposentar o Mobi; versão híbrida e preço mais acessível ao Brasil já estão nos planos da Fiat  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ divulgação

Publicado em 18/06/2025, às 16h16   Bianca Felix



Nas redes sociais, a volta do Fiat Uno às ruas brasileiras parecia estar cada vez mais próximo. Após o lançamento do novo Grande Panda na Europa, um hatch compacto com visual que remete à primeira geração do Panda, tudo indica que o modelo servirá como base para o sucessor do Argo no Brasil.

No entanto, a Stellantis, conglomerado automobilístico resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e o Groupe PSA, negou os rumores que circulam nas redes sociais sobre o suposto lançamento de um novo Fiat Uno com preço de R$ 30 mil.

Em nota enviada ao BNews São Paulo, a montadora afirmou que a informação é infundada e destacou que o valor divulgado por fontes não oficiais é incoerente e inviável para um carro que atenda às normas de segurança, qualidade e responsabilidade ambiental vigentes no país. 

Relação entre Uno e Panda se estreita novamente

A ligação entre os modelos Uno e Panda remonta à segunda geração de ambos. Em 2010, enquanto o Brasil recebia uma nova versão do Uno com design renovado, a Europa lançava o Panda baseado no mesmo projeto. Agora, essa estratégia parece prestes a se repetir em 2026, reforçando o elo entre os dois compactos em mercados diferentes.

Substituto do Argo, o novo modelo será seu substituto direto. Apesar de uma reestilização prevista para o Argo em 2025, a mudança não deve propor a garantia de sua sobrevivência por muito tempo. Além disso, é possível que o Mobi saia de linha, deixando o Citroën C3 como o carro de entrada do grupo Stellantis no Brasil, enquanto a Fiat se coloca em um degrau acima.

Versão básica com estilo “escada no teto”

Imagens divulgadas recentemente do modelo mais simples do Grande Panda europeu sugerem que ele pode dar origem a um novo Uno voltado para o uso profissional no Brasil. Com rodas de aço e acabamento simples, o carro teria uma aparência robusta e prática, lembrando o icônico Uno com escada no teto.

Preço mais acessível no Brasil

Na Europa, o Grande Panda custa entre 18.900 e 27.900 euros, valores que, convertidos, ficariam entre R$ 113 mil e R$ 167 mil. Para o mercado brasileiro, entretanto, a expectativa é de que o novo modelo possa ter um projeto mais simplificado e preços mais acessíveis, com a versão topo de linha custando por volta de R$ 110 mil.

Nome Uno ainda não é oficial

Por mais que a imprensa e até mesmo os profissionais envolvidos no projeto se referirem ao carro como “novo Uno”, o nome ainda não foi oficialmente confirmado. Internamente.

Versão com sistema híbrido-leve

A Fiat planeja ter ao menos uma versão eletrificada em todos os seus modelos até 2028. Por isso, é provável que o novo Uno traga uma versão híbrida-leve com o sistema de 12V já utilizado nos modelos Pulse e Fastback, alinhando-se às metas de eletrificação da marca.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp