Negócios
Em 2025, novembro será um mês com menos oportunidades de descanso. Isso porque alguns dos feriados do período caem justamente em fins de semana, já reservados para o repouso semanal.
Com isso, os trabalhadores não terão as folgas prolongadas que costumam marcar essa época do ano. Diferente de outros meses, quando é possível planejar viagens ou pequenas pausas, novembro de 2025 exigirá um pouco mais de criatividade para quem quiser aproveitar momentos de lazer sem comprometer os dias úteis.
Em 2025, o Dia de Finados, tradicionalmente celebrado em 2 de novembro, vai cair em um domingo. Isso muda a rotina de descanso de muitos trabalhadores. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quem não trabalha aos fins de semana não tem direito a uma folga extra quando o feriado coincide com esses dias.
Ou seja, para a maioria dos profissionais, não haverá compensação. Já em setores que funcionam também aos sábados e domingos, como o comércio, as indústrias e os hospitais, as empresas podem firmar acordos coletivos que garantem uma folga em outro momento. Tudo depende do tipo de contrato e das negociações entre patrões e empregados, como destaca O Antagonista.
Além do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, o mês conta com outros dois feriados nacionais importantes. O Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, cairá em um sábado, o que significa que também não vai gerar uma folga adicional para quem já não trabalha nesse dia.
Por outro lado, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira, abrindo a possibilidade da famosa “emenda”. Para quem conseguir ajustar o expediente, será possível aproveitar um feriado prolongado — uma ótima oportunidade para descansar ou planejar uma pequena viagem.
No geral, embora alguns feriados coincidam com finais de semana e não resultem em folgas extras, novembro ainda reserva momentos estratégicos para descanso. Com um bom planejamento, é possível aproveitar melhor o mês, conciliando compromissos profissionais com pausas merecidas antes da chegada das festas de fim de ano.
Classificação Indicativa: Livre