Negócios

Leilão bilionário deve mudar a cara da Faria Lima em São Paulo; entenda

O leilão desta terça é o primeiro em quatro anos da Operação Consorciada Faria Lima. - Foto via Wiki Commons
São vendidos Certificados de Potencial Adicional de Construção, títulos imobiliários que oferecem direito urbanístico da cidade de São Paulo.  |   BNews SP - Divulgação O leilão desta terça é o primeiro em quatro anos da Operação Consorciada Faria Lima. - Foto via Wiki Commons
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 19/08/2025, às 12h13



Um leilão online com 164,5 mil autorizações para o aumento e alteração de imóveis e terrenos na região da Faria Lima, em São Paulo, acontece nesta terça-feira (19). 

Esse evento configura a 6ª Distribuição Pública de CEPAC da Operação Consorciada Faria Lima e acontece na B3, a bolsa de valores brasileira.

São vendidos Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs), títulos imobiliários que oferecem direito urbanístico da cidade de São Paulo. Dessa forma, é esperado que as autorizações mudem a fachada e o trânsito da região da Faria Lima.

Segundo o Estadão, o leilão desta terça é o primeiro em quatro anos e há previsão de ocorrer apenas mais um, com menor volume de certificados e que deve acontecer em seis meses ou um ano. 

O certame de hoje possui expectataiva de arrecadar cerca de R$ 2,9 bilhões, com lances mínimos de R$ 17.601.

Quais as mudanças que a operação causará na Faria Lima?

Os recursos arrecadados com o leilão devem ser voltados a obras de reurbanização em três favelas, especialmente Paraisópolis.

Além disso, os recursos permitem uma série de intervenções na área da operação urbana, como o prolongamento da Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Avenida dos Bandeirantes e a implementação de transporte por embarcações no Rio Pinheiros.

quem comprar os CEPACs deve verticalizar ainda mais a região, construindo mais prédios na fachada e revitalizando áreas específicas. 

Vale ressaltar que conforme previsto na Lei de Zoneamento e no Plano Diretor, o leilão busca incentivar prédios com fachada ativa — ou seja, com comércio e serviços no térreo —, praças de uso público com gestão privada e outras formas de integração com os habitantes, trabalhadores e visitantes da região.

Regiões da Operação Urbana Consorciada Faria Lima

Parte dos bairros de Pinheiros, Jardim Europa, Jardim América, Itaim Bibi, Moema, Vila Nova Conceição e Ibirapuera fazem parte da operação.

Confira a área no mapa:

operacao urbana faria lima mapa
Foto: Geosampa/Reprodução B3

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp