Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 29/09/2025, às 13h18
A nova geração do Toyota Corolla Cross só deve dar as caras entre 2026 e 2027. Por enquanto, a marca japonesa mantém as informações em segredo.
As maiores apostas estão no lançamento do próximo Corolla sedã, que deve chegar antes e servir de vitrine para as mudanças que também vão aparecer no SUV.
O designer tailandês Theophilus Chin, conhecido como Theottle, foi um dos primeiros a imaginar como será o modelo. Ele criou projeções com base no estilo “Hammerhead”, a chamada “cabeça de martelo” já vista em carros como Prius, Aqua e C-HR.
A inspiração vem do tubarão-martelo. Os faróis diurnos em formato de C lembram os olhos do animal e ficam acima dos faróis principais.
O resultado é uma dianteira mais agressiva, com conjunto óptico estreito e esportivo. A grade foi dividida em duas parte; a superior conecta os faróis e traz o emblema da Toyota, enquanto a inferior ocupa parte do para-choque com os faróis de neblina.
Até agora, apenas a frente foi desenhada. Ainda não há a divulgação dos esboços da traseira ou do interior.
Por mais que tudo ainda seja especulação, surge uma expectativa de que o Corolla Cross ganhe alguns milímetros de comprimento, algo entre 5 mm e 15 mm.
O foco principal, por outro lado, estará na diversificação da linha híbrida. O sistema HEV tradicional deve continuar com o motor 1.8 aspirado e dois elétricos integrados ao câmbio.
A novidade mais aguardada é a chegada de um híbrido plug-in (PHEV), que combinaria um motor 1.5 a outro elétrico capaz de mover o carro na maior parte do tempo.
Outra aposta é uma possível versão GR esportiva, também híbrida, mas equipada com motor 2.0 aspirado e um motor elétrico adicional, entregando tração integral e potência próxima dos 200 cv.
Esse conjunto se diferenciaria do RAV4 PHEV (2.5 a gasolina, dois motores elétricos e rendendo 306 cv). A ideia é algo mais semelhante ao novo Prius, que mistura um motor 2.0 de 152 cv com outro elétrico de 163 cv, totalizando 223 cv.
Vale lembrar que esse mesmo 2.0 é conhecido pelos brasileiros, já que pertence à família de motores presente nas versões a combustão do Corolla Cross vendido por aqui.
Classificação Indicativa: Livre