Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 17/08/2025, às 09h00
Com apenas 4.702 habitantes, Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, tem rendimento médio de 5,2 salários mínimos por mês (0,8 a mais do que a capital).
Além disso, a cidade também lidera pelo segundo ano consecutivo o ranking do Índice de Progresso Social (IPS), responsável por indicar como é a qualidade de vida em 5.570 municípios brasileiros. A cidade ganhou nota 73,6 em uma escala de 0 a 100.
Antes de ser oficializada como cidade, Gavião Peixoto fazia parte de Araraquara como distrito, sendo fundada apenas em 1995.
O desempenho nos rankings se dá por bons indicadores nas áreas de saúde e bem-estar, segurança, moradia, qualidade ambiental, inclusão social, educação básica e acesso à informação.
Hoje, a economia local é muito impulsionada pelo agronegócio. A produção de laranja lidera, respondendo por 53% da movimentação. Logo atrás, o cultivo de cana-de-açúcar aparece com outros 38%.
Apesar de seu tamanho reduzido, a cidade também abriga uma unidade da Embraer, o que também influencia diretamente na economia local e na geração de empregos.
O índice é calculado a partir de 57 indicadores sociais e ambientais. O problema é que o país ainda enfrenta grandes desafios para garantir uma boa qualidade de vida, principalmente pela desigualdade entre as regiões.
A falta de acesso à água potável e ao saneamento básico é apontada como um dos principais obstáculos, fatores muito presentes nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo.
Classificação Indicativa: Livre