Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 13/08/2025, às 12h11
A Volkswagen vai abandonar uma das suas marcas mais sofisticadas, encerrando a linha de SUVs de luxo da montadora.
De acordo com fontes ouvidas pelo site britânico Autocar, o modelo Touareg deve deixar de ser produzido em 2026.
Em seu lugar, a empresa deve investir em SUVs de maior volume, a exemplo do T-Cross, Tiguan e o reém-lançado Tayron, apostando na produção de modelos mais acessíveis.
O fim da linha para o Touareg surge após a Volkswagen observar fortes mudanças no mercado consumidor, que não procura mais os SUVs de luxo. O encerramento da produção marca a saída da montadora do mercado premium após 23 anos.
O modelo foi lançado pela primeira vez em 2002, desenvolvido junto com o Porsche Cayenne original. O principal objetivo era dar à Porsche seu primeiro SUV e elevar a marca com modelos de luxo, como o Touareg e seu irmão sedã, o Phaeton .
Ainda segundo a Autocar, a decisão de aposentar o Touareg reflete a mudança de prioridades da Volkswagen, visto que o Tayron se posiciona como uma alternativa de menor custo com apelo mais amplo, cumprindo grande parte do papel do Touareg.
Junto com o Touareg, a marca também decidiu aposentar o ID 5 de sua linha, um modelo mais esportivo do ID 4. Lançado em 2021, era destinado ao mercado chinês, que não teve muito interesse.
Sua descontinuação planejada está prevista para entrar em vigor em 2027.
As fontes do Autocar indicaram que a produção de um modelo de carro compacto eletrificado também aparecem nas reuniões da Volkswagen.
No entanto, não são a prioridade do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer. Ainda assim, há uma análise dessa possibilidade, mas o mercado está, segundo as fontes, "demandando crossovers e SUVs".
Classificação Indicativa: Livre