Polícia
por Camila Lutfi
Publicado em 12/08/2025, às 15h27
O youtuber e influenciador digital Hytalo Santos é investigado por "adultização" e exploração de menores em seus conteúdos. O processo é desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Depois de diversas denúncias feitas anonimamente pelo Disque 100, o órgão já estava apurando se o influenciador provocava uma exposição de crianças e adolescentes com teor sexual.
No entanto, o youtuber Felca publicou um vídeo denunciando Hytalo por diversos crimes e o acusando de "adultização" de jovens.
De acordo com a Fundação Abrinq, a adultização infantil é uma exposição precoce de crianças e adolescentes a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas aos adultos.
Em entrevista à CNN, a psicanalista e educadora sexual Marcella Jardim pontuou os sinais mais comuns de que uma criança está sendo adultizada. Confira:
Vale ressaltar que os efeitos dessa "adultização" podem ser profundos e duradouros, com a possibilidade de desenvolver problemas emocionais como depressão e ansiedade, além de desafios de estar em ambientes sociais e criar identidade própria.
Além disso, para a Abrinq, a autopercepção e autoestima da criança ou adolescente pode ser prejudicada, tornando essas pessoas mais vulneráveis à situações de exploração — seja ela física, mental ou sexual.
Na úlitma semana, o influenciador Felca publicou um vídeo com críticas e denúncias contra Hytalo Santos, levando o assunto aos mais de 13 milhões de seguidores no YouTube e Instagram.
Trechos de conteúdos do suspeito mostram crianças e adolescentes em ambientes com bebidas alcoólicas e comportamentos inadequados.
Felca afirma que ele não apenas sexualiza crianças e adolescentes, mas também produz materiais para homens que consomem esse tipo de conteúdo.
Segundo ele, o objetivo do youtuber seria gerar engajamento com um tipo de pedofilia oculta.
A defesa de Hytalo Santos nega as acusações e afirma que sempre colabora com o Ministério Público. Além disso, a pasta alega que os responsáveis pelos adolescentes acompanham as gravações e consentem a participação das jovens.
Classificação Indicativa: Livre