Política
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo e municípios da Região Metropolitana neste domingo (1) causou uma série de transtornos para moradores.
Ruas ficaram alagadas, residências foram invadidas pela água e milhares de imóveis ficaram sem fornecimento de energia elétrica. Segundo a Enel, cerca de 43 mil clientes da capital estavam sem luz por volta das 15h48, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, as informações são do G1.
Um dos pontos mais afetados foi Itapecerica da Serra, onde a Avenida Nove de Julho, uma das principais vias do município, ficou completamente tomada pela água. A chuva também comprometeu a Rodovia Régis Bittencourt, que apresentou alagamento entre os quilômetros 28 e 290, no sentido São Paulo.
De acordo com a concessionária Arteris, o bloqueio parcial gerou aproximadamente 13 quilômetros de congestionamento.
No bairro Parque Paraíso, moradores da Rua Estados Unidos relataram novos episódios de enchente. Segundo a vizinhança, o problema é recorrente e esta foi a segunda vez que o local enfrentou alagamentos em pouco mais de duas semanas, sempre após chuvas mais intensas.
Na cidade de São Paulo, todas as regiões entraram em estado de atenção para alagamentos ainda no início da tarde, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
O CGE também destacou o risco de transbordamento do córrego Morro do S, no Campo Limpo, Zona Sul, na Avenida Carlos Caldeira Filho. O local já havia sido cenário de uma tragédia recente, quando um casal de idosos morreu após o carro em que estavam ser arrastado pela enxurrada.
A Defesa Civil emitiu alertas para moradores do Centro e da Zona Sul de São Paulo, informando sobre a possibilidade de rajadas de vento acima de 50 km/h, além de raios e eventual queda de granizo. A recomendação é evitar áreas alagadas e buscar abrigo em locais seguros até a melhora das condições climáticas.
Classificação Indicativa: Livre