Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 26/05/2025, às 10h18
Na última sexta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) confirmando as mudanças já antecipadas pelo ministro Camilo Santana no dia anterior.
As novidades incluem a pré-inscrição automática de estudantes do 3º ano do ensino médio; agora, eles só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher o idioma estrangeiro da prova.
Por outro lado, candidatos que já concluíram o ensino médio, assim como os que ainda estão no 1º ou 2º ano, ainda devem seguir o processo tradicional de inscrição.
Outra mudança anunciada é a volta da certificação do ensino médio por meio do próprio Enem, benefício que havia sido encerrado em 2016.
Com esse retorno, candidatos que alcançarem as notas mínimas exigidas, mesmo sem terem terminado o ensino médio em tempo regular, poderão receber o diploma de conclusão sem precisar passar pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. No primeiro domingo, os participantes resolverão as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. São 45 perguntas de ciências humanas e 40 de língua portuguesa, além de cinco de inglês ou espanhol.
No segundo dia de Enem, é a vez de matemática e ciências da natureza, com 45 questões de cada área.
Classificação Indicativa: Livre