Política

Estação Morumbi antecipa integração da Linha 17-Ouro com a Linha 9-Esmeralda

Foto:Divulgação
A Estação Morumbi, unidade mais adiantada do novo monotrilho, está com 99% das obras civis concluídas e deve entrar em operação em março de 2026  |   BNews SP - Divulgação Foto:Divulgação
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 27/01/2026, às 14h42



Com a abertura da Linha 17-Ouro cada vez mais próxima, a futura estação Morumbi desponta como o principal símbolo do avanço do projeto. Localizada na zona sul de São Paulo, a estação já atingiu 99% de conclusão das obras civis e será um ponto estratégico de conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, além de garantir acesso direto à ciclovia do rio Pinheiros.

Estrutura praticamente finalizada

As principais estruturas da estação já estão prontas. Cobertura, acessos, áreas de circulação, portas de plataforma, escadas rolantes, elevadores e equipamentos de acessibilidade foram concluídos.

Atualmente, as equipes atuam nos acabamentos internos e externos, com aplicação da identidade visual, sinalização, instalação do piso tátil e execução do paisagismo no entorno, como citado pela Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o coordenador de Obras da Linha 17-Ouro, Luiz Henrique Altopiedi, o avanço é perceptível. “A estação Morumbi comprova o estágio avançado das obras, com bancos de plataforma, lixeiras, caixilharias e guarda-corpos já instalados”, afirma.

Sistemas entram em fase final

Paralelamente às obras civis, o Metrô intensificou a implantação dos sistemas operacionais. A instalação da linha de bloqueios, iniciada em janeiro, deve ser concluída ainda neste mês, permitindo o início dos testes.

linha 17 ouro passarela
Foto: Divulgação

O sistema de alimentação elétrica está praticamente finalizado, enquanto os trabalhos agora se concentram nos sistemas auxiliares e de telecomunicações.

Também estão em andamento os testes de comunicação e sinalização, fundamentais para preparar a estação e a via para a chegada dos trens.

Capacidade, acessibilidade e mobilidade

Com 8 mil m² de área construída, a estação Morumbi contará com plataforma de embarque, mezanino, passarelas e áreas de conexão. Serão oito escadas rolantes, quatro elevadores e dez bloqueios, garantindo acessibilidade plena. A previsão é atender mais de 25 mil passageiros por dia útil.

O projeto inclui bicicletário com 120 vagas, integração com linhas de ônibus e ligação direta à ciclovia da Marginal Pinheiros. A estação será um elo essencial entre o Aeroporto de Congonhas e a malha metroferroviária, facilitando o acesso a regiões como Pinheiros, Santo Amaro e Osasco.

Linha 17-Ouro e sustentabilidade

Com operação prevista para março de 2026, a Linha 17-Ouro terá 8 estações, 6,7 km de extensão e frota exclusiva, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

O projeto adota soluções sustentáveis, como ventilação e iluminação natural e captação de água da chuva, reforçando o compromisso com a mobilidade urbana eficiente e ambientalmente responsável.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp