Política

Governo de SP quer cortar mortes no trânsito pela metade com novo plano; entenda

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O 1º Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo busca reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, alinhando-se às metas da ONU.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Agência Brasil
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

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Publicado em 18/09/2025, às 09h45



O Governo de São Paulo aproveitou a Semana Nacional do Trânsito para apresentar o 1º Plano de Segurança Viária do Estado (PSV-SP), uma estratégia alinhada às metas da ONU e do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito (Pnatrans). O objetivo é reduzir pela metade as mortes em vias urbanas e rodovias até 2030 e consolidar políticas de segurança viária até 2035.

O impacto esperado é significativo: o plano tem potencial de salvar até 19 mil vidas, considerando a diferença entre a tendência atual de mortalidade e o cenário projetado com as ações do PSV-SP.

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Estrutura e desenvolvimento do plano

O documento, com cerca de 80 páginas, entra agora em consulta pública até 19 de outubro, por meio de um site específico. Desenvolvido em cinco etapas desde maio, o PSV-SP foi elaborado de forma colaborativa por órgãos estaduais e municipais, sob coordenação do Sistran-SP, incluindo Detran-SP, DER-SP, Casa Civil, e secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública.

Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP, destaca para a Agência SP que “o plano responde a uma crise de saúde pública, social e econômica, reunindo todos os atores em direção única, guiados por dados e boas práticas internacionais”.

O PSV-SP abrange medidas práticas, como redesenho de vias para pedestres e ciclistas, fiscalização mais eficiente, socorro rápido em emergências e campanhas educativas. Também prevê inspeção veicular, modernização da frota, uso de tecnologias de segurança e fortalecimento da rede hospitalar.

Abordagens internacionais e colaboração

O plano incorpora princípios do Sistema Seguro e da Visão Zero, que consideram inaceitável qualquer morte no trânsito e responsabilizam gestores, planejadores e usuários. O desenvolvimento contou com apoio do WRI Brasil, Vital Strategies, Bloomberg Initiative for Global Road Safety e GRSP.

Frederico Pierotti, coordenador do Sistran-SP, reforça: “Só com colaboração dos municípios e participação da sociedade conseguiremos salvar milhares de vidas”.

Meta e horizonte de implementação

O PSV-SP opera em oito eixos: Gestão da Segurança Viária, Gestão da Informação, Vias Seguras, Educação, Comunicação, Fiscalização, Veículos Seguros e Atendimento às Vítimas. A gestão da velocidade e a conformidade normativa atravessam todas as ações, garantindo efetividade e sustentabilidade.

No curto prazo (até 2027), o plano foca em governança e projetos-piloto. Entre 2028 e 2030, será ampliada a implementação para atingir a meta de reduzir 50% das mortes. No longo prazo (2031–2035), São Paulo pretende se tornar referência nacional e internacional em segurança viária.

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