Política
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara uma grande sequência de contratações temporárias nos próximos meses. Ao todo, mais de 39 mil pessoas serão selecionadas para atuar em levantamentos estratégicos que vão mapear desde a produção agropecuária até a realidade da população em situação de rua no Brasil.
Segundo a CNN Brasil, a informação consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), que detalha a estrutura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a distribuição das vagas. Embora o edital ainda não tenha sido lançado, o prazo máximo para a abertura das inscrições vai até maio de 2026.
Os profissionais temporários irão trabalhar no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e no Censo da População em Situação de Rua. As atividades envolvem desde a coleta direta de informações em campo até funções administrativas, técnicas e de supervisão.
A autorização para as contratações foi concedida pelo governo federal em dezembro, permitindo ao IBGE avançar na organização da seleção, mesmo com alguns pontos ainda em definição, como os valores das remunerações.
A maior parte das oportunidades será destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta de dados junto à população. São mais de 27 mil vagas apenas para essa função. Ainda, há postos voltados à supervisão, apoio administrativo, informática e controle de qualidade.
O total de 39.108 vagas está dividido entre oito funções diferentes. Confira:
Apesar da expectativa, o IBGE ainda não informou quando divulgará os salários nem os critérios detalhados de seleção.
Classificação Indicativa: Livre