Política
Com a chegada de 2026, os donos de veículos em São Paulo precisam ficar atentos ao calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo pode ser pago à vista ou de forma parcelada, com prazos definidos de acordo com o final da placa e o tipo de veículo.
Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), quem optar pelo pagamento em cota única no mês de janeiro garante desconto de 3% no valor total do imposto. Já o pagamento integral em fevereiro não oferece abatimento, como citado pelo site Quatro Rodas.
Os proprietários de automóveis podem escolher entre três modalidades:
A Sefaz estabelece um valor mínimo por parcela, e as datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa.
Os caminhões seguem um cronograma diferente em São Paulo. Para quem optar pelo pagamento integral em janeiro, também há desconto de 3%. Já a cota única sem desconto vence em 22 de abril.
No caso do parcelamento, que pode ser feito em três, quatro ou cinco vezes, os vencimentos ocorrem em:
Quem não paga o IPVA dentro do prazo está sujeito a multa e juros, além de ficar impedido de realizar o licenciamento do veículo. Circular com o licenciamento irregular pode resultar em apreensão, pontos na carteira e outras penalidades previstas em lei.
Classificação Indicativa: Livre