Política
O calendário de licenciamento anual dos veículos em 2025 já está em vigor e inicia nesta sexta-feira (1º) para carros com placas de final 3 e 4, que devem regularizar a situação até o fim de agosto.
Segundo a Agência SP, dos 21 milhões de veículos cadastrados no estado, cerca de 9,8 milhões (46,6%) já estavam licenciados até junho.
Estar em dia com o licenciamento é obrigatório. Antes de quitar a taxa, o proprietário precisa pagar todas as multas pendentes e o IPVA. Em 2025, o valor do licenciamento é de R$ 167,74.
Para veículos de passeio, ônibus, reboques e semirreboques, o cronograma definido pela Portaria nº 17/2023 é o seguinte:
Julho: placas 1 e 2
Agosto: placas 3 e 4
Setembro: placas 5 e 6
Outubro: placas 7 e 8
Novembro: placa 9
Dezembro: placa 0
Já para caminhões e tratores, os prazos são diferentes:
Setembro: placas 1 e 2
Outubro: placas 3, 4 e 5
Novembro: placas 6, 7 e 8
Dezembro: placas 9 e 0
Atenção: perder o prazo pode gerar transtornos e custos extras.
O processo é simples e pode ser feito sem sair de casa. Basta informar o número do Renavam e pagar a taxa em um dos bancos conveniados, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander ou Safra, seja via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.
Após a compensação do pagamento, o documento digital do veículo pode ser emitido no site ou app do Detran-SP, Poupatempo Digital ou na Carteira Digital de Trânsito (CDT). O proprietário pode salvar o documento no celular ou imprimir em papel sulfite comum.
Dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do carro ao pátio. Para retirar o veículo, será necessário pagar todas as pendências, além de taxas de guincho e estadia.
Para agilizar o processo, o Detran-SP lançou a LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que permite solicitar a liberação online assim que o pagamento for confirmado, com envio do ofício digital de liberação.
Manter o licenciamento em dia evita multas e garante a circulação legal do veículo em 2025.
Classificação Indicativa: Livre