Política
Publicado em 26/05/2025, às 14h04 Redação
Emmanuel Macron, presidente da França, explicou o vídeo em que sua esposa, Brigitte, empurra seu rosto enquanto desembarcavam no avião no Vietnã.
Em declarações a repórteres em Hanói na segunda-feira (via CNN), Macron explicou a rasão da suposta agressão.
"Há um vídeo em que me vejo brincando e provocando minha esposa, e de alguma forma isso se torna uma espécie de catástrofe geoplanetária, com pessoas até inventando teorias para explicar", disse o presidente.
O presidente reconheceu a veracidade das imagens, mas criticou como o vídeo polemizou pelo noticiário: "Os vídeos são todos reais e, sim, às vezes as pessoas os adulteram, mas estão atribuindo todo tipo de absurdo a eles", comentou.
O vídeo viralizou no último final de semana e mostra a porta da aeronave se abrindo e Macron ao fundo. Segundos depois, as duas mãos de Brigitte se estendem para o lado e pressionam o rosto do presidente no que parece um empurrão repentino.
Enquanto o casal desce as escadas, Macron oferece o braço a Brigitte, que se recusa a aceitar, optando por segurar o corrimão.
Em um primeiro momento, as autoridades francesas rejeitaram qualquer relevância no episódio, mas depois trataram o assunto com desdém.
Segundo a BFM TV, emissora associada à CNN, uma pessoa próxima ao presidente afirmou que o casal apenas teve uma troca de palavras. "Foi um instante de cumplicidade", declarou uma fonte ligada ao governo.
"Aquilo foi um breve intervalo descontraído entre o presidente e a primeira-dama, uma espécie de brincadeira antes da partida", disse a mesma fonte à CNN nesta segunda-feira.
Ela ainda comentou que "não faltou combustível para alimentar teorias conspiratórias", acusando "perfis pró-Rússia" de distorcerem o fato e espalharem desinformação rapidamente.
Classificação Indicativa: Livre