Política
Após a suspensão temporária devido ao feriado da Revolução Constitucionalista, o rodízio de veículos em São Paulo volta a ser aplicado nesta quinta-feira (10/7). A restrição, que atinge motoristas com placas finais 7 e 8 nesse dia, retorna ao funcionamento normal conforme comunicado da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O esquema do rodízio municipal restringe a circulação de automóveis no centro expandido da capital paulista de segunda a sexta-feira, sempre nos horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A área controlada engloba importantes corredores viários, como as marginais Tietê e Pinheiros, além das avenidas dos Bandeirantes, Tancredo Neves, Salim Farah Maluf e Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, entre outras vias que compõem o chamado Minianel Viário.
Além da restrição para carros de passeio, outras normas seguem vigentes normalmente, incluindo o rodízio para veículos pesados (como caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). A operação da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo pago, e o uso das faixas exclusivas para ônibus também continuam funcionando de acordo com a sinalização local.
Confira a programação semanal de proibição conforme os finais das placas:
Segunda-feira: finais 1 e 2
Terça-feira: finais 3 e 4
Quarta-feira: finais 5 e 6
Quinta-feira: finais 7 e 8
Sexta-feira: finais 9 e 0
Motoristas que desrespeitarem as regras do rodízio estão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16, além de receberem quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre