Política

Saúde Digital Paulista: veja quem pode usar o serviço de telemedicina do estado

O programa está disponível em todos os níveis de atenção e assistência à saúde pública. - Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
O estado já realizou mais de 75 mil teleconsultas desde o ano passado.  |   BNews SP - Divulgação O programa está disponível em todos os níveis de atenção e assistência à saúde pública. - Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 27/07/2025, às 06h00



O estado de São Paulo já realizou mais de 75 mil atendimentos por meio de iniciativas de telessaúde desde 2024, por meio do Programa Saúde Digital Paulista

Lançado no ano passado, o programa está disponível em todos os níveis de atenção e assistência à saúde pública, ampliando a oferta de serviços por meio do uso da tecnologia. 

As teleconsultas foram implementadas visando diminuir a superlotação de unidades de pronto atendimento (UPAs), além de evitar deslocamentos desnecessários. 

À Agência SP, a coordenadora do Programa Saúde Digital Paulista, Cristina Balestrin, reforçou que participar ou não de uma teleconsulta é uma escolha do paciente. Ele decide qual modalidade atenda melhor às suas necessidades.

Confira as iniciativas de teleconsultas de São Paulo

TeleAPS

A TeleAPS oferece atendimento remoto na Atenção Primária. Atualmente, presente em 60 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram realizados mais de 33 mil teleatendimentos, que beneficiaram mais de 20 mil pacientes em todo o estado.

AME+ Digital

Nessa iniciativa, são ofertadas consultas online em 14 especialidades médicas agendadas através da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Desde a implementação, foram realizados mais de 5 mil teleatendimentos com resolutividade maior que 85%.

TeleUTI

O TeleUTI oferece suporte remoto a equipes multiprofissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) elegíveis para a iniciativa. Atualmente está em operação em 19 hospitais do estado.

TeleSAP

Permite acesso à saúde dentro das unidades prisionais (UPs), reduzindo a necessidade de deslocamentos para atendimentos fora das UPs. Hoje está presente em 68 unidades prisionais do estado.

Aplicativo Poupatempo

Apesar de já existir para diversas funções, o aplicativo do Poupatempo permite acessar uma série de programas voltados à saúde. Confira os destaques:

  • Programa Mulheres de Peito: rastreia ativamente o câncer de mama e incentiva a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença;
  • Filho que Ama leva o Pai ao AME: check-ups gratuitos para homens a partir de 50 anos para prevenir e rastrear doenças como o câncer de próstata.

*Com informações da Agência SP

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp