Política
O governo de São Paulo está com inscrições abertas, até 11 de agosto, para o processo seletivo simplificado que visa formar cadastro para até 5 mil vagas de professores nos cursos técnicos do Ensino Médio, com início previsto para 2026. A seleção é organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o edital completo já está disponível no Diário Oficial do Estado.
As oportunidades estão distribuídas pelas 91 diretorias regionais de ensino da Secretaria da Educação (Seduc-SP). Podem se candidatar profissionais com formação em licenciatura, bacharelado ou cursos de tecnólogo, além de técnicos com experiência comprovada e especialistas reconhecidos pelo notório saber.
A remuneração é de R$ 5.565,00 para carga horária de 40 horas semanais, com possibilidade de jornadas proporcionais. A contratação será temporária.
O processo contará com quatro fases:
Prova objetiva: 30 questões, sendo 10 de conhecimentos pedagógicos e 20 específicas da área escolhida;
Prova discursiva: 1 questão, com valor de até 20 pontos, que avaliará a capacidade de interpretação, argumentação e escrita formal em temas ligados à docência técnica;
Prova prática: envio de vídeo com simulação de aula (entre 5 e 7 minutos), com tema definido pela Seduc-SP;
Avaliação de títulos.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 28 de setembro, em 77 municípios-sede das diretorias de ensino. Já os vídeos da prova prática deverão ser enviados entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.
No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas diretorias regionais de ensino e indicar um ou dois eixos de prova, desde que os horários de aplicação não coincidam.
A taxa de inscrição é de R$ 49,00. O edital prevê ações afirmativas para candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estrangeiros com residência legal no país que atendam aos requisitos.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da FGV.
Classificação Indicativa: Livre