Entretenimento
Publicado em 24/12/2025, às 02h00 Reprodução/Pexels Marina Gonçalves
O Natal já é amanhã e o mundo se prepara para celebrar essa data especial. Para milhões de cristãos, é o momento de lembrar o nascimento de Jesus, um evento que moldou culturas, tradições e até o próprio calendário.
No entanto, de acordo com especialistas, a data de 25 de dezembro pode não corresponder ao dia real em que Jesus nasceu.
Segundo o portal O Globo, estudiosos acreditam que o nascimento de Jesus pode ter acontecido mais cedo do que apontam as tradições. Vale destacar que, embora exista consenso entre os historiadores sobre a existência de Jesus, seu nascimento, por ser camponês, não foi oficialmente registrado.
Lawrence Mykytiuk, professor da Universidade de Purdue, disse em entrevista ao portal MailOnline, que a principal pista para entender quando Jesus nasceu vem da relação de sua vida com personagens históricos bem documentados, como Herodes, o Grande, rei da Judeia, nomeado por Roma por volta de 37 a.C.
Fontes como as ‘Antiguidades Judaicas’, do historiador Flávio Josefo, escritas cerca de 60 anos após a morte de Jesus, relatam que ocorreu um eclipse lunar pouco antes da morte de Herodes. Esse evento pode corresponder a quatro datas possíveis, sendo elas 15 de setembro de 5 a.C., 13 de março de 4 a.C., 10 de janeiro de 1 a.C. ou 29 de dezembro de 1 a.C.
“Josefo também nos conta em dois lugares que a Páscoa judaica ocorreu logo após a morte de Herodes, o Grande. Porque a Páscoa é celebrada na primavera (no hemisfério norte), setembro, janeiro e dezembro estão descartados”, declarou Mykytiuk.
Com a morte de Herodes estimada logo após 13 de março de 4 a.C., estudiosos calculam que Jesus teria nascido entre 4 e 6 a.C., fazendo-o ter cerca de 2.029 anos hoje.
A Bíblia acerta em datas de figuras históricas como Pôncio Pilatos e o imperador Augusto. Por isso, faz sentido confiar que também acerta em relação a Herodes.
A primeira menção a 25 de dezembro como nascimento de Jesus surge no século IV d.c., mas estudiosos dizem que a data provavelmente não coincide com o dia real.
“É muito improvável que Jesus tenha nascido em qualquer dia de dezembro, muito menos em 25, porque havia pastores vivendo no campo, vigiando seus rebanhos à noite. Durante o inverno, os pastores mantinham as ovelhas no aprisco para proteger a si mesmos e às suas ovelhas das intempéries”, disse Lawrence Mykytiuk.
Além disso, segundo o professor, o fato de as ovelhas se alimentarem de ervas abundantes em março, antes de serem queimadas pelo sol, junto com o eclipse lunar pouco antes da morte de Herodes, indica que Jesus provavelmente nasceu nesse mês, nos anos 6, 5 ou 4 a.C.
Ônibus temáticos em SP: veja como e onde funcionam as linhas de Natal
Esses são os 5 filmes de Natal mais bem avaliados no IMDb para entrar no clima das festas