Entretenimento
Publicado em 18/07/2025, às 10h52 Reprodução/ Freepik Gabriela Teodoro Cruz
O governo federal anunciou a ampliação da lista de medicamentos gratuitos oferecidos pelo Programa Farmácia Popular. Agora, pessoas com mais de 60 anos podem retirar 41 remédios essenciais sem custo algum. A medida, oficializada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e reforçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve beneficiar mais de um milhão de idosos por ano.
Entre os novos itens gratuitos estão fraldas geriátricas e a Dapagliflozina 10mg, indicada para o tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares.
O programa está presente em 86% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil farmácias credenciadas. A retirada é simples: basta apresentar receita médica válida, documento com foto e o CPF em uma das unidades parceiras identificadas com a logomarca da Farmácia Popular.
Desde 2023, o governo também ampliou a oferta de medicamentos voltados à saúde da mulher, como tratamentos para osteoporose e contraceptivos, beneficiando mais de 5 milhões de brasileiras.
O orçamento do programa em 2025 deve alcançar R$ 4,2 bilhões, um aumento de 69% em relação a 2022. Entre 2022 e 2024, o número de beneficiários saltou de 20,7 milhões para 24,7 milhões de pessoas.
Qualquer brasileiro pode acessar o programa, sem necessidade de comprovar renda. O acesso aos medicamentos é garantido com prescrição médica, conforme o Decreto nº 5.090/2004.
Confira o passo a passo:
Vá até uma farmácia credenciada à Farmácia Popular;
Leve uma receita médica válida (emitida nos últimos 180 dias);
Apresente um documento oficial com foto e o CPF.
Ao todo, o Programa Farmácia Popular oferece 12 categorias de medicamentos, que incluem desde tratamentos para doenças crônicas até absorventes higiênicos gratuitos. Para retirar os produtos, basta ir a uma farmácia credenciada identificada com a logomarca do programa levando receita médica válida, documento com foto e o CPF.