Entretenimento

Tipo de câncer que Preta Gil foi diagnosticada é um dos mais frequentes no Brasil; veja os sintomas

Entre os destaques dos sintomas, está o "cocô de fita", quando as fezes estão em formato achatado.  |  O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de conseguir se curar. - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 23/07/2025, às 19h24   O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de conseguir se curar. - Foto: Reprodução/Redes Sociais   Camila Lutfi

O câncer colorretal, que causou a morte da cantora Preta Gil, é o segundo tipo da doença mais frequente entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, se excluído o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 45 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença no País em 2025.

O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de conseguir se curar. Em janeiro de 2023, a cantora explicou, em uma entrevista ao Mais Você, os sintomas que a levaram a procurar um médico.

Entre os destaques, está o "cocô de fita", quando as fezes estão em formato achatado. A oncologista clínica Luiza Dib, coordenadora da Pesquisa Clinica do Hospital Sirio-Libanês em Brasilia, listou ao Terra os sintomas mais comuns e quando indicam um quadro a se levar a sério.

Para ela, fezes com o aspecto achatado ou muito fino, como se fosse uma fita, indicam lesões avançadas no intestino, dificultando a passagem. Além disso, alterações do hábito intestinal, sangue nas fezes, dor abdominal, alteração no formato das fezes e emagrecimento também são sintomas a analisar.

A médica alerta que, caso esses sintomas sejam recorrentes ou coexistam, é importante procurar um médico o quanto antes.

O que pode causar o câncer colorretal?

Boa parte dos pacientes com a doença desenvolvem o tumor por questões hereditárias ou genéticas, segundo Dib. Ainda assim, outros hábitos podem se transformar em fatores de risco:

Morte de Preta Gil nos Estados Unidos

Preta Gil morreu no último domingo (20), em Nova York, aos 50 anos, após uma longa luta contra um câncer no intestino. De acordo com informações da família, a cantora passou mal em uma ambulância, a caminho do aeroporto, enquanto se preparava para retornar ao Brasil.

Desde o diagnóstico da doença, em 2023, Preta vinha compartilhando sua jornada com o público, recebendo apoio de fãs e colegas do meio artístico. Sua força diante da enfermidade e sua abertura sobre o processo sensibilizaram o país.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdePreta GilCâncer

Leia também


Arlindo Cruz morreu? Declaração da esposa repercute nas redes


Entenda o tratamento experimental que Preta Gil fazia nos EUA antes de falecer