Entretenimento

Cerveja eleita melhor do Brasil é feita com frutas e ingrediente incomum; confira

Originária do Paraná e elaborada com polpa de amora e morango, a bebida Frutopia é envelhecida em madeira e preparada com sucos de tangerina e limão  |  Foto: Divulgação/Frutopia

Publicado em 24/10/2025, às 18h02   Foto: Divulgação/Frutopia   Bianca Rossi

Uma cerveja artesanal de estilo sour produzida no Paraná conquistou o título de melhor do Brasil em 2025.

A Frutopia, fruto da parceria entre a Yellow Bird Brewery, de Pinhais, e a Hespanha Brewery, de Paranaguá, destacou-se na etapa nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil, levando a medalha de ouro na categoria "Best of Show".

Reconhecida por sua combinação equilibrada de sabores frutados e acidez característica do estilo sour, a cerveja impressionou jurados e especialistas do setor, consolidando o Paraná como um polo de excelência na produção de cervejas artesanais no país.

Qual a competição que deu o título a cerveja?

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promoveu o concurso de cervejas artesanais, cujos vencedores foram anunciados na noite desta quinta-feira (23).

Desde maio, a Copa Cerveja Brasil percorreu todas as cinco regiões do país, realizando etapas regionais e contando com a avaliação de cerca de 100 jurados.

No total, foram analisados 823 rótulos provenientes de 22 estados e do Distrito Federal.

Um pouco sobre a melhor cerveja do Brasil

A Frutopia, que conquistou a medalha de ouro na categoria "Best of Show", é uma Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, um subestilo de cervejas ácidas que passa por envelhecimento em madeiras brasileiras, adquirindo sua característica acidez graças à ação de microrganismos.

Sua base é uma Catharina Sour, estilo genuinamente brasileiro, elaborada com polpas de amora e morango, além de sucos de tangerina e limão, conferindo um equilíbrio entre doçura e acidez.

Durante o processo de maturação, uma surpresa:  a cerveja foi enriquecida com chips de madeira de amburana, uma espécie nativa do Brasil, que acrescenta aromas únicos e complexidade ao perfil sensorial da bebida.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


SP Gastronomia 2025: confira programação completa do evento no Villa-Lobos


Clima italiano e boa comida: conheça a rua considerada a mais bonita de São Paulo