Entretenimento
Publicado em 12/08/2025, às 19h37 Essa é a primeira solução oftalmica à base de aceclidina aprovado pela FDA. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
Um novo produto farmacêutico pode acabar com a necessidade de utilizar óculos de grau ocasionado pelo embaçamento da visão ao envelhecer.
A Food and Drug Administration (FDA), que controla os alimentos e remédios que podem ser comercializados nos Estados Unidos, aprovou o VIZZ, um novo colírio que promete melhorar a visão durante 10 horas com o uso diário.
Essa é a primeira solução oftalmica à base de aceclidina aprovado pela FDA, focado no tratamento da presbiopia em adultos.
A presbiopia é a perda inevitável da visão de perto associada ao envelhecimento. Ela afeta a vida diária de quase todas as pessoas com mais de 45 anos.
Isso acontece com o endurecimento do cristalino dos olhos, que reduz a capacidade de focar em objetos próximos à retina pela falta de flexibilidade.
Os sintomas comuns são o embaçamento de objetos próximos ao olho, confusão ao ler palavras e olhos ardendo com mais frequência. O colírio VIZZ pretende acabar com a necessidade dos famosos óculos de leitura, por exemplo.
O VIZZ é um colírio de uso diário desenvolvido para restaurar a visão nítida de perto por até 10 horas. A aceclidina é o único ingrediente ativo do VIZZ e proporciona uma melhora rápida e duradoura da visão.
O produto é enriquecido com aceclidina, que auxilia a interação da pupila que com a íris, estimulando o músculo ciliar. Dessa forma, ao ajudar a contrair o músculo da íris, a luz consegue entrar e formar as imagens próximas com mais nitidez.
Por meio de pesquisas para testar a qualidade e segurança do produto, foi comprovado que o colírio mostra seus efeitos a partir de 30 minutos após a aplicação e capacidade de durar até 10 horas.
Com a aprovação da FDA, as primeiras amostras devem surgir no mercado americano a partir de outubro, com o produto comercialmente disponível em meados do quarto trimestre de 2025. Não há qualquer indicação de vendas fora dos EUA.
Xarope da Vovó e outros quatro medicamentos são proibidos pela Anvisa; confira
Remédios gratuitos para idosos: veja quem tem direito e como retirar pelo Farmácia Popular