Entretenimento
Publicado em 07/11/2025, às 20h08 Foto: Divulgação/Netflix Marcela Guimarães
Na última quinta-feira (6), a Netflix lançou a minissérie “Como um Relâmpago”, produção que revive um dos episódios mais dramáticos (e menos discutidos) da história dos Estados Unidos.
Trata-se do assassinato do presidente James A. Garfield, que ocorreu em 1881. Com apenas quatro episódios, tem muita tensão política, rigor histórico e histórias pessoais que marcaram o fim do século XIX.
Tendo como base o livro de não ficção “Destiny of the Republic”, de Candice Millard, a minissérie reconstrói os eventos que envolvem o atentado cometido por Charles Guiteau em 2 de julho de 1881.
Garfield não morreu imediatamente. Ele sobreviveu ao disparo, mas sucumbiu 80 dias depois. As infecções pioraram devido aos tratamentos médicos precários da época.
A produção destaca esse problema, levantando temas como política, ciência e drama humano para explicar como tal sequência de erros fez com que o país vivesse uma grande tragédia.
O presidente, vivido por Michael Shannon, havia construído sua carreira como congressista em Ohio.
Ele chegou ao cargo mais alto da nação defendendo reformas no serviço público e enfrentando o poderoso spoils system, sistema de favorecimentos políticos bastante comum após a Guerra Civil. Suas posições, além do momento de instabilidade, o colocaram no meio de disputas intensas.
Uma das pessoas envolvidas em sua história é Charles Guiteau, interpretado por Matthew Macfadyen. Mentalmente instável e convencido de que merecia um cargo melhor por apoiar Garfield, delirou ao decidir assassinar o presidente quando não recebeu sua “recompensa”.
A minissérie também foca na trajetória de Lucretia Garfield (Betty Gilpin), cuja força emocional marcou o período mais crítico da vida do marido, e na ascensão de Chester Arthur (Nick Offerman), que assumiu a presidência após a morte de Garfield.
Por trás de “Como um Relâmpago” está uma dupla conhecida: David Benioff e D.B. Weiss, criadores de “Game of Thrones”, que chegam como produtores executivos. Assista ao trailer oficial:
"O Naufrágio de Heweliusz" é real? Conheça história por trás da minissérie
“Casa de Dinamite”: 6 fatos bombásticos sobre o filme da Netflix