Entretenimento

Nova imagem mais nítida de Marte foi registrada pela NASA; confira

Novo registro de Marte, que foi oficialmente divulgado pela NASA, chama atenção pela nitidez e riqueza de detalhes do planeta  |  Foto: Divulgação/NASA

Publicado em 08/08/2025, às 18h13   Foto: Divulgação/NASA   Marcela Guimarães

Na última quarta-feira (6), a NASA apresentou uma nova imagem em 360 graus capturada pelo rover Perseverance em Marte. O registro chama atenção pela nitidez e riqueza de detalhes.

O panorama também mostra formações rochosas, dunas de areia e colinas distantes, tudo combinando com um céu bastante claro.

A qualidade da imagem foi possível por conta das condições climáticas favoráveis no planeta vermelho. O rover fotografou diversas cenas, das quais 96 foram selecionadas pela equipe científica para ter o mosaico final.

Registro de Marte divulgado pela NASA (Foto: Divulgação/NASA)

Destaques do panorama

Entre os detalhes mais interessantes da imagem está uma rocha que parece estar delicadamente apoiada sobre uma ondulação escura de areia, dando a impressão de que está flutuando.

Também é possível enxergar uma linha geológica que marca a transição entre dois tipos diferentes de terreno, além de colinas visíveis a até 65 km de distância.

As fotos foram feitas pela câmera Mastcam-Z do Perseverance em 26 de maio de 2025, na área conhecida como Falbreen, durante o 1.516º dia marciano da missão.

Desde o pouso na Cratera Jezero, em 2021, o rover já andou por diversos terrenos e atingiu o topo da borda da cratera no final de 2024.

Detalhes técnicos

Jim Bell, pesquisador principal da Mastcam-Z na Universidade Estadual do Arizona, destacou que a ausência de poeira na atmosfera acabou contribuindo para a clareza da imagem.

“Neste mosaico em particular, aprimoramos o contraste de cores, o que acentua as diferenças entre o terreno e o céu”, explicou ele.

Ele também ressaltou que, por mais que a versão colorida do panorama mostre um céu quase azul, a imagem em cores naturais revela o tom avermelhado característico do planeta.

Segundo Bell, esse ajuste no contraste não só ajuda na contemplação da paisagem, mas também revela informações geológicas valiosas sobre Marte.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAstronomianasaMarteFoto

Leia também


O que é o Portal do Leão: entenda a energia especial do dia 8/8


Saiba quando será o sorteio da Copa do Mundo de 2026 em Las Vegas