Entretenimento
Publicado em 15/07/2025, às 17h15 A viagem foi feita em vão, pois o passeio não existia. - Foto: Reprodução Redes Sociais Camila Lutfi
Teleférico gerado por inteligência artificial (IA)? A tecnologia ainda não avançou a ponto de criar construções inteiras, mas informações geradas por IA enganaram um casal de idosos na Malásia, que viajaram mais de 370 km para um passeio de teleférico que não existia.
Segundo o jornal Independent, eles saíram de Kuala Lumpur, capital da Malásia, para Pengkalan Hulu, no oeste do país, no mês passado. Ao chegarem no local, descobriram por meio de funcionários do hotel em que se hospedaram que o passeio foi inventado por IA.
O casal alegou ter visto um vídeo viral publicado na rede social Threads, que simulava uma reportagem sobre o "Kuak Skyride" — o suposto passeio panorâmico de teleférico. No vídeo, há pessoas formando filas e turistas tirando fotos, além de uma repórter que entrevistava alguns visitantes.
Uma funcionária do hotel teve que explicar aos idosos que não apenas a atração era falsa, mas também a "jornalista", após a idosa indicar que gostaria de processar a mulher do vídeo. Como o casal não encontrou comentários que indicassem a não existência do teleférico, decidiu visitá-lo.
O vídeo gerado por IA foi levado às autoridades, que precisaram emitir alertas sobre a falsidade do conteúdo. De acordo com o Malay Mail, o chefe interino da polícia distrital de Baling, Ahmad Salimi Md Ali, alertou o público contra o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais antes da verificação.
Além disso, ele afirmou que a polícia poderia tomar medidas sob as leis vigentes se tal conteúdo causasse alarme público ou perturbasse a ordem.
Confira o vídeo do teleférico falso da Malásia:
Nova internet quântica promete segurança total e velocidade absurda; confira
Veja 7 formas de ganhar dinheiro trabalhando diretamente de casa em 2025