Entretenimento

Essa descoberta sobre os gatos pode te surpreender

Estudo japonês revela que gatos reconhecem seus tutores apenas pelo olfato, e podem até reagir de formas diferentes a cada cheiro.  |  Estudo japonês revela que gatos reconhecem seus tutores apenas pelo olfato, e podem até reagir de formas diferentes a cada cheiro. - Foto: Reprodução/Freepik

Publicado em 04/06/2025, às 10h50   Estudo japonês revela que gatos reconhecem seus tutores apenas pelo olfato, e podem até reagir de formas diferentes a cada cheiro. - Foto: Reprodução/Freepik   Fernanda Montanha

Você já se perguntou se o seu gatorealmente sabe quem você é? Um estudo conduzido por especialistas da Universidade de Agricultura de Tóquio, publicado na revista científica PLOS One em maio de 2024, sugere que sim e o segredo está no olfato.

No experimento, 30 felinos domésticos foram expostos a cotonetes com cheiros diferentes: o aroma do seu tutor e o de uma pessoa desconhecida. Os gatos demonstraram maior interesse inicial pelos odores estranhos, o que indica que o cheiro do tutor era facilmente identificado e, por isso, menos investigado.

O estudo também identificou um comportamento curioso durante a checagem dos odores. Ao detectar um cheiro novo, os gatos inicialmente usavam mais a narina direita, e com o tempo, passavam a usar a esquerda. Esse tipo de alternância sugere que os hemisférios cerebrais estão envolvidos no processamento dessas informações, algo já observado em outras espécies, como aves, cães e peixes.

Além das reações físicas, os pesquisadores consideraram aspectos comportamentais. Os donos dos gatos responderam a um questionário sobre o temperamento dos animais e a relação emocional com eles. Entre os machos, os mais dominantes cheiravam os tubos várias vezes, enquanto os mais tranquilos se mostravam menos insistentes. Já nas fêmeas, o perfil de personalidade não influenciou o comportamento olfativo.

Outro comportamento observado foi o ato de se esfregar nos tubos após sentir o cheiro. Essa ação pode representar uma tentativa do gato de deixar sua própria marca sobre o objeto, uma atitude típica desses animais.

O estudo japonês abre caminho para pesquisas mais aprofundadas sobre como os gatos identificam e interagem com humanos a partir do cheiro.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstudogatosolfato

Leia também


Ranking: veja quais carros usados são mais procurados para compra


Filho de Marília Mendonça usa sensor para controlar doença; veja