Entretenimento
Publicado em 16/05/2025, às 18h40 Reconhecida como a Capital Nacional do Frio, Urupema atrai turistas de todo o mundo. - Reprodução Camila Lutfi
A cerca de 200 quilômetros de Florianópolis, em meio às montanhas da serra catarinense, uma cidade possui um fenômeno natural encantador e único no mundo: uma "escultura de gelo" a céu aberto.
Em Urupema, os dias mais rigorosos do inverno congelam uma cascada de duas quedas d'água, no ponto mais elevado da cidade, transformando a paisagem.
O evento natural acontece quando as temperaturas caem abaixo de zero por vários dias consecutivos. A cidade é a única no mundo em que o fenômeno acontece sob as condições climáticas e geográficas de um país como o Brasil.
No topo do Morro das Torres, em uma altitude de mais de 1300 metros, as correntes de ar polar que frequentemente atingem a região também contribuem para o fenômeno.
Reconhecida como a Capital Nacional do Frio pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em dezembro de 2021, é possível acessar a cidade de Urupema por meio de rodovias. O Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Lages, é a alternativa mais próxima para aqueles que vem de longe, embora os voos até Florianópolis sejam mais frequentes.
Fim do Universo deve acontecer antes da data esperada, dizem cientistas
Nasceu em um desses 3 meses? Você pode ter mais chances de sucesso