Entretenimento
Publicado em 23/09/2025, às 07h58 Reprodução/Unsplash Caroline Leal
As redes sociais voltaram a ser tomadas por teorias apocalípticas. Vídeos no TikTok e no X (antigo Twitter) afirmam que o mundo chegaria ao fim nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025.
De acordo com o Olhar Digital, a previsão ganhou repercussão após declarações do pastor sul-africano Joshua Mhlakela, que disse ter recebido a revelação em um sonho.
Embora previsões de “fim do mundo” apareçam com frequência, até hoje nenhuma se concretizou. Do planeta Nibiru ao calendário maia de 2012, todas falharam, mas seguem atraindo atenção de curiosos e fiéis.
O arrebatamento é uma crença de alguns grupos evangélicos. A interpretação é de que os fiéis vivos e mortos seriam levados ao céu, enquanto os demais permaneceriam na Terra em meio a sofrimento e caos.
Pesquisas globais indicam que cerca de 61% dos líderes evangélicos acreditam nesse evento. No entanto, Mhlakela não apresentou provas para sua previsão. Em entrevista ao canal CENTTWINZ TV, declarou:
“O arrebatamento está próximo, esteja você pronto ou não. Nos dias 23 e 24 de setembro de 2025, Jesus retornará à Terra.”
Usuários no Brasil e nos Estados Unidos comentaram a suposta data do arrebatamento.
No TikTok cristão americano, alguns chegaram a deixar cartas prontas para familiares, afirmando que a mídia culparia “alienígenas” pelo desaparecimento dos fiéis.
Historiadores e religiosos lembram que a ideia do arrebatamento é recente, datada do século XIX, e não é aceita pela maioria das denominações cristãs.
Além disso, passagens bíblicas destacam que “ninguém sabe o dia nem a hora, nem os anjos, nem o Filho, mas apenas o Pai”.
Ou seja, apesar da viralização, não há qualquer evidência científica ou religiosa concreta de que o mundo realmente acabará amanhã.