Entretenimento

Frente fria pode causar fenômeno único na cidade mais fria do Brasil

A cidade mais fria do País consegue montar uma "escultura de gelo" a céu aberto.  |  A atuação da massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 10 °C neste final de semana. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 25/07/2025, às 18h52   A atuação da massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 10 °C neste final de semana. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil   Camila Lutfi

A chegada de uma frente fria está alterando as condições do tempo em diversas regiões do Brasil, especialmente na região Sul. 

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação da massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 10 °C no sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Isso pode provocar um fenômeno natural único. A cerca de 200 quilômetros de Florianópolis, em meio às montanhas da serra catarinense, a cidade mais fria do País consegue montar uma "escultura de gelo" a céu aberto.

Cachoeira de gelo

Em Urupema, os dias mais rigorosos do inverno congelam uma cascada de duas quedas d'água, no ponto mais elevado da cidade, transformando a paisagem. O evento natural acontece quando as temperaturas caem abaixo de zero por vários dias consecutivos.

Foto: Reprodução Prefeitura Urupema

A cidade é a única no mundo em que o fenômeno acontece sob as condições climáticas e geográficas de um país como o Brasil. Em 2021, Urupema foi reconhecida como a Capital Nacional do Frio pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

No topo do Morro das Torres, em uma altitude de mais de 1300 metros, as correntes de ar polar que frequentemente atingem a região também contribuem para o fenômeno. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsInmetCuriosidadeInverno

Leia também


“Um Maluco no Golfe 2”: veja onde assistir sequência de Adam Sandler


O que esperar de Mercúrio retrógrado em Leão? Veja efeitos e dicas