Entretenimento
Publicado em 22/07/2025, às 09h30 Foto: Reprodução/Honda Fernanda Montanha
A Honda acaba de revelar seu novo mini carro elétrico, o N-One e:, voltado para o público urbano e marcando mais um passo na transição da marca para veículos elétricos compactos. O lançamento é uma resposta direta aos desafios enfrentados por modelos anteriores, como autonomia limitada, preço elevado e concorrência acirrada.
Durante o Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, em julho de 2025, a Honda exibiu um protótipo camuflado do N-One e:, que chamou atenção pelo design esportivo e linhas que remetem a um “carrinho de corrida”. Apesar da camuflagem, já é possível notar os arcos de roda destacados e um estilo que combina os tradicionais kei cars japoneses com adaptações para atender mercados internacionais.
Segundo o Click Petróleo e Gás, diferente do modelo anterior, que teve recepção restrita devido à autonomia e à dirigibilidade específicas para o público europeu, o N-One e: promete até 180 km de autonomia. A intenção é competir diretamente com rivais já consolidados, como o Nissan Sakura e o BYD Seagull, especialmente em mercados onde a mobilidade elétrica urbana cresce rapidamente.
A Honda adotou uma estratégia para oferecer duas versões do N-One e:, uma mais estreita para o mercado japonês, respeitando as normas rígidas dos kei cars, e outra mais larga, com visual robusto e esportivo, para Europa e outros países. No Japão, as imagens revelam um carro compacto, enquanto a versão global mantém o design arrojado e a maior largura para atrair consumidores que buscam praticidade e estilo.
O N-One e: também aposta na combinação de tradição e inovação para conquistar jovens motoristas e consumidores que priorizam sustentabilidade sem abrir mão do visual marcante. O lançamento da Honda acompanha a tendência de personalização crescente no segmento de veículos compactos elétricos.
Além da Honda, outras fabricantes como Toyota e BYD estão acelerando seus lançamentos de mini carros elétricos. A Toyota, por exemplo, já oferece o C+Pod, com autonomia próxima de 150 km e design minimalista. Já a chinesa BYD investe em tecnologia de baterias e preços competitivos para expandir sua presença global.
A chegada do N-One e: reforça a importância do segmento de carros elétricos urbanos para a estratégia de descarbonização das grandes montadoras, além de trazer mais opções para consumidores que buscam veículos pequenos, eficientes e estilosos para a vida na cidade.
Espera-se que mais detalhes sobre a produção e lançamento sejam divulgados ainda em 2025, com apresentações previstas em eventos internacionais antes do início das vendas em mercados selecionados.
Andressa Urach revela detalhes inéditos sobre envolvimento com Cristiano Ronaldo
Calendário Bolsa Família: veja as datas de pagamento de julho de 2025