Entretenimento
Publicado em 01/10/2025, às 10h27 Reprodução/ G1 Gabriela Teodoro Cruz
A "notícia" circula no WhatsApp uma mensagem afirmando que o Governo Federal teria confirmado o retorno do horário de verão a partir de 16 de novembro de 2025, válido para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A publicação afirma que a medida duraria até março de 2026, com o objetivo de reduzir a pressão no sistema elétrico, além de estimular setores como comércio, lazer e turismo. No entanto, a informação é falsa. (Via Lupa Uol)
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que existe um estudo em andamento, mas não há decisão sobre a volta do horário de verão.
Segundo a pasta, os reservatórios de energia estão em condições favoráveis e não há necessidade da medida para garantir o abastecimento. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também confirmou, em reunião realizada em setembro, que a demanda será atendida normalmente.
A prática, que adiantava o relógio em uma hora entre novembro e fevereiro, foi suspensa em 2019, ainda no governo Jair Bolsonaro (PL).
Estudos apontaram que a economia de energia deixou de ser significativa, já que o uso de ar-condicionado passou a crescer com as altas temperaturas. Assim, a medida perdeu o efeito de redução no consumo elétrico.
Esse tipo de notícia falsa não é novidade: em 2024, rumores semelhantes também circularam nas redes, mas o então ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a possibilidade.
Portanto, até agora, o horário de verão não voltará em 2025.