Entretenimento
Publicado em 07/07/2025, às 16h52 Melhor do que o sudoku, esse jogo pode ajudar a melhorar a perda de memória. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
A perda de memória é um dos sintomas mais recorrentes associados ao envelhecimento, ainda que não seja necessariamente causada por esse fator. Há diversas maneiras de exercitar a mente dos idosos, como em jogos.
Um dos melhores jogos para ajudar no exercício da mente é a palara-cruzada de tabuleiro. Por mais que a modalidade em papel faça muito sucesso, montar palavras interligadas com peças de tabuleiro ajudam a melhorar a agilidade mental.
Funcionando como um treino cognitivo completo, cada rodada desafia os jogadores a formar palavras, além de planejar movimentos e antecipar estratégias para vencer os oponentes.
O jogo ainda marca pontuações e exige pensar no espaço disponível para montar as palavras desejadas, o que também impulsiona a atividade do cérebro.
Além disso, e possivelmente um dos fatores mais importantes da palavra cruzada de tabuleiro, a necessidade de estar em comunidade para jogar ajuda os idosos a se sentirem menos isolados socialmente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social e a solidão são generalizados, com cerca de 16% das pessoas em todo o mundo – uma em cada seis – vivenciando a solidão.
Apesar de ser mais comum entre jovens, a solidão atinge cerca de 11,8% da população idosa. Isso é representa um problema grave, pois um amplo conjunto de pesquisas, de acordo com a OMS, mostra que o isolamento social e a solidão têm um sério impacto na saúde física e mental, na qualidade de vida e na longevidade.
Por isso, da próxima vez que for necessário sugerir alguma atividade para um idoso, as palavras-cruzadas em tabuleiro podem ser uma boa pedida para exercitar a mente e, por consequência, ajudar na recuperação de uma memória mais forte.
*Com informações do portal CMU
Pena para crimes contra idosos, crianças e adolescentes e PCDs aumentaram; veja
O segredo dos idosos independentes: 5 passos para manter sua autonomia