Entretenimento
Publicado em 13/10/2025, às 19h01 Foto: Divulgação/Netflix. Bianca Novais
Criada pelo diretor de filmes de terror James Wan (franquia Invocação do Mal), a série documental Medo Real é uma das estreias mais aguardadas da Netflix.
A obra conta dois casos de acontecimentos sobrenaturais a partir do ponto de vista das pessoas que sobreviveram a eles, de acordo com o TechMundo.
Com depoimentos intensos, reconstituições dramáticas e imagens sombrias, a série mistura o mundano e o paranormal, fazendo o espectador se questionar sobre o que é real ou não.
A série apresenta duas narrativas principais, cada uma explorada em um arco próprio. Confira os casos reais que são abordados em Medo Real:
Nos episódios 1 a 3 é apresentada a história “Eerie Hall” (Salão Sinistro, em português), em que Chris Di Cesare, um atleta universitário, se muda para o campus da University of Geneseo, no interior do estado de Nova York, em 1984.
Ele e seus colegas de faculdade passam a vivenciar eventos inexplicáveis nos dormitórios: ruídos estranhos, a presença de uma força invisível que parece seguir Chris, distúrbios do sono e um medo crescente que afeta a sanidade de todos.
Enquanto investiga sua própria história, Chris descobre que a entidade parece ter uma conexão com seu passado.
Embora a identidade real de Chris Di Cesare e os detalhes exatos como datas e locais do acontecimentos não sejam amplamente divulgados, a narrativa se encaixa no subgênero "dormitórios assombrados", muito comum em histórias sobre fenômenos paranormais.
Já nos episódios 4 e 5, a trama tem o título "This House Murdered Me" (Essa Casa Me Assassinou, em tradução).
A família Miller adquire uma casa vitoriana com o objetivo de reformá-la e recomeçar a vida. Mas, o imóvel revela indícios de um passado traumático: invasões inexplicáveis, portas que rangem sozinhas, aparições em espelhos e eventos suspeitos que ameaçam o filho, comprometendo a tranquilidade da família.
Aflitos, os pais buscam ajuda com os conhecidos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, pessoas reais que se tornaram personagens da franquia de filmes de terror Invocação do Mal.
As investigações começam quando Ed e Lorraine chegam à casa, e a narrativa leva o espectador a considerar que a casa pode ter consciência e sentimentos, castigando quem ousar morar nela.
Segundo a série, a residência está localizada em Salt Lake City, Utah, e a maioria dos acontecimentos narrados se passa nas proximidades dessa área.
A série intercala depoimentos das vítimas dos eventos com reconstruções detalhadas dos episódios traumáticos, utilizando recursos dramatizados.
Plot twist na Netflix: 10 filmes com finais inesperados que você precisa ver
Cinemark anuncia “Temporada do Terror 2025”: veja quais filmes serão exibidos por R$ 13