Entretenimento
Publicado em 08/10/2025, às 14h14 Foto: Divulgação Bianca Rossi
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem início marcado para o próximo dia 16, com exibições em 52 salas espalhadas pela cidade e um repertório de 373 filmes de 80 países.
Em sua 49ª edição, o festival se consolida como o maior e mais tradicional evento de cinema do Brasil, como destaca a CNN.
"O Agente Secreto", protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar. O longa está entre os principais filmes programados para exibição na Mostra.
A programação também inclui "Mauricio de Sousa – O Filme", cinebiografia dirigida por Pedro Vasconcelos e estrelada por Mauro de Sousa, filho do cartunista. A obra celebra os 90 anos de Mauricio de Sousa, completados neste mês de outubro.
Entre os destaques internacionais está a ficção científica dirigida por Guillermo del Toro, "Frankenstein". O filme, aclamado no Festival de Veneza, tem sido apontado pela crítica como um dos principais candidatos ao próximo Oscar.
Uma sessão dupla especial será realizada no Sato Cinema, localizado no bairro da Liberdade, apresentando os filmes "Alma Errante – Hibakusha" e "Chuva Negra".
Após as exibições, Mariana de Moraes — filha de Vinicius de Moraes — e Gerson Conrad farão uma apresentação da icônica canção “Rosa de Hiroshima”, em homenagem às vítimas do ataque nuclear.
Entre os títulos com temáticas sociais e políticas, estão produções que abordam a realidade da Palestina, como "Era uma Vez em Gaza", de Arab Nasser e Tarzan Nasser; "Yalla Parkour", de Areeb Zuaiter; e "Com Hasan em Gaza", documentário dirigido pelo cineasta Kamal Aljafari.
Também estará em cartaz "Notas sobre um Desterro", documentário do brasileiro Gustavo Castro que acompanha a trajetória de uma família brasileiro-palestina e suas vivências em meio aos conflitos no Oriente Médio.
Confira os lançamentos da semana no cinema e streaming
Onde assistir "O Agente Secreto", aposta do Brasil no Oscar 2026?