Entretenimento
Publicado em 28/11/2025, às 13h04 Reprodução/Google Ana Caroline Alves
O Google ampliou mais uma vez as capacidades do Gemini 2.5 Flash Image, conhecido popularmente como Nano Banana, que desde agosto vem recebendo atualizações constantes e funções inéditas.
A novidade da semana chamou atenção dos usuários que desejam preservar lembranças importantes: a plataforma agora oferece ferramentas nativas para restaurar fotografias antigas e recuperar imagens desgastadas pelo tempo.
Em uma publicação no X/Twitter, o Google destacou que o Nano Banana é capaz de revitalizar fotos antigas utilizando comandos específicos. A proposta é tornar o processo acessível a qualquer pessoa, mantendo fidelidade às cores e aos detalhes originais das imagens.
Com a chegada do Nano Banana Pro, baseado no Gemini 3, o sistema ficou ainda mais eficiente. A versão atualizada oferece aprimoramentos visuais, melhor compreensão de prompts e suporte expandido a diferentes estilos e idiomas, facilitando a criação de infográficos, diagramas e registros visuais complexos.
De acordo com informações do Tudo Celular, para restaurar uma foto antiga, o Google recomenda que o usuário utilize o prompt:
“Restaure fielmente esta imagem com alta qualidade semelhante a fotos modernas, em cores, ampliando para 4K.”
A plataforma também demonstrou a habilidade de transformar imagens pequenas e desfocadas em versões extremamente nítidas. Em um exemplo divulgado, uma foto de 150 × 150 pixels foi convertida para uma imagem de 4096 × 4096 pixels, preservando textura e profundidade. Para isso, o Google sugere comandos como:
“Aumente para 4K” ou “Amplie a resolução para 4K.”
You can also use Nano Banana Pro to faithfully restore old and damaged photos, while at the same time upscaling to 4K.
— Nano Banana Pro (@NanoBanana) November 27, 2025
Prompt: Faithfully restore this image with high fidelity to modern photograph quality, in full color, upscale to 4K https://t.co/DGGjja2CtDpic.twitter.com/Yvp8Uev1lX
Os novos recursos já estão disponíveis dentro do aplicativo Gemini. Para testar, o usuário deve selecionar o modo de “Raciocínio”, mudar para “Crie imagens” e inserir o prompt desejado. A partir daí, o Nano Banana gera versões restauradas ou ampliadas da foto enviada.
Usuários do plano gratuito possuem uma quantidade limitada de créditos para testar a função, sendo redirecionados ao modelo padrão quando acabam.
Nano Banana Pro impressiona com realismo extremo; veja as imagens virais que dominaram as redes
Frente fria avança e risco de temporais cresce em várias regiões do país; veja quais