Entretenimento
Publicado em 30/06/2025, às 19h01 O preço dos veículos elétricos pode cair no Brasil com uma provável produção nacional. - Foto: Divulgação BYD Camila Lutfi
A BYD, famosa pelos modelos elétricos, começou testes com baterias que podem ter autonomia de até 1.875 km. A expectativa é que essa bateria consiga completar uma recarga em apenas 12 minutos.
O anúncio feito durante a Cúpula de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China, em abril deste ano, também indicou que a novidade pode chegar ao mercado brasileiro na próxima década, com produção na fábrica nova da montadora em Camaçari, na Bahia. Esse fator diminui o preço dos veículos elétricos, além de contar com vantagens tributárias por sustentabilidade.
As baterias consideradas de estado sólido possuem densidade energética de 400 Wh/kg, o que representa quase o dobro das atuais baterias de íons de lítio convencionais. Atualmente, segundo a imprensa chinesa, os testes mostraram que a bateria consegue atingir 80% de uma carga completa em 12 minutos.
Isso é possível porque, nas baterias de estado sólido, o componente responsável pelo fluxo de energia (eletrólito), que geralmente está no estado líquido, é substituído por um material solidificado. Esse fator resulta em maior potência, segurança e recarga mais rápida.
A BYD ainda não revelou qual modelo de carro está sendo utilizado para os experimentos com as novas baterias. De acordo com Sun Huajun, diretor técnico da divisão de baterias da montadora chinesa, os testes em campo seguirão até 2027 e está prevista uma produção em pequena escala nos anos seguintes, com expansão para 2030.
Etanol a mais na “nova gasolina” pode causar danos ao seu carro?
5 projetos para carros que não funcionaram no Brasil; veja