Entretenimento
Publicado em 09/10/2025, às 14h17 Foto: Reprodução/Unsplash. Bianca Novais
Um novo golpe está circulando no WhatsApp com arquivos .zip maliciosos que podem causar o banimento da sua conta, segundo o TechTudo.
O SORVEPOTEL, vírus do novo golpe, é um malware que transforma o computador infectado em transmissor para se espalhar. A vítima compartilha a mensagem com seus próprios contatos, podendo ter a conta suspensa pelas políticas anti-spam da Meta.
Os usuários são manipulados pelos golpistas através de técnicas de engenharia social, nomeando os arquivos maliciosos como "ORÇAMENTO", "COMPROVANTE DE PAGAMENTO" e outros.
Assim que o vírus é instalado com sucesso no dispositivo, ele se propaga automaticamente pelos contatos da vítima.
Para evitar golpes, nunca clique em links ou abra arquivos de origem duvidosa. Sempre confirme com o remetente, mesmo que a mensagem venha de um contato conhecido.
O que chama atenção no novo e perigoso golpe no WhatsApp é sua simplicidade: o vírus se espalha apenas com uma pasta .zip, formato que comprime vários arquivos em um único local.
Este arquivo contém um atalho malicioso (.lnk), que instala o malware SORVEPOTEL quando aberto, seja no WhatsApp mobile, WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop.
Esse vírus cria mecanismos de persistência para se manter ativo mesmo depois de reinicializações e para se disfarçar diante de antivírus básicos.
O SORVEPOTEL também tem a capacidade de transformar o dispositivo infectado em vetor de transmissão, disseminando automaticamente o arquivo malicioso para os contatos da vítima sem que ela saiba.
Além de expor dados pessoais e corporativos, a vítima pode ter sua conta do WhatsApp suspensa. Isso porque a Meta interpreta o envio de mensagens em massa como spam, o que é proibido pelas diretrizes da plataforma.
É preciso estar atento e manter uma desconfiança saudável ao receber arquivos no WhatsApp. Nunca abra anexos inesperados e sempre confirme diretamente com o contato se o envio foi intencional.
Outra dica importante é checar os links antes do clique, verificando se o domínio é conhecido e confiável.
Manter o sistema operacional, o navegador e o programa de antivírus sempre atualizados, além de desativar o download automático de arquivos no WhatsApp, são práticas básicas, mas que reduzem muito as chances de cair no golpe.
Plataforma de streaming barata chega ao Brasil em outubro: Saiba qual é e quanto custa
Dificuldade em criar? 8 sites que fazem prompts para ChatGPT, Gemini e outras IAs