Entretenimento
Publicado em 08/12/2025, às 12h42 - Atualizado às 12h50 Foto: Divulgação/Vitrine Filmes Marcela Guimarães
Novo filme de Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” chamou atenção logo em sua primeira exibição no Festival de Cannes. A produção saiu do evento com quatro prêmios (dois oficiais e dois paralelos).
Com destaque internacional, o filme também foi indicado ao Globo de Ouro em três categorias: Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Ator em Filme de Drama e Melhor Filme de Drama.
As demais conquistas incluem a atuação de Wagner Moura, que interpretando o protagonista Marcelo virou o primeiro brasileiro a receber o Le Prix d’Interprétation Masculine, prêmio de Melhor Ator de Cannes.
Com isso, ele passa a fazer parte do seleto grupo de artistas nacionais premiados no festival, ficando ao lado de Fernanda Torres e Sandra Corveloni.
Kleber Mendonça Filho também fez história: foi o primeiro diretor brasileiro a levar o prêmio de Melhor Direção desde Glauber Rocha, ganhador em 1969 com “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”.
Antes disso, o filme já havia conquistado dois troféus importantes: o Prêmio da Crítica, concedido pela FIPRESCI, e o Prix des Cinémas Art et Essai, pela associação francesa de exibidores independentes.
A história se passa na década de 1970 e acompanha Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife após ser perseguido por agentes do governo acusando o cidadão de atividades subversivas.
Ao tentar recomeçar a vida, ele descobre que está sendo observado de perto pelos próprios vizinhos.
Além de Wagner Moura, o elenco do filme conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési.
“O Agente Secreto” tem roteiro assinado pelo próprio Kleber Mendonça Filho e chegou aos cinemas brasileiros em 6 de novembro de 2025. A cerimônia oficial do Golden Globes acontecerá em 11 de janeiro de 2026. Assista ao trailer:
Globo de Ouro 2026: saiba o horário e como acompanhar as indicações
“Bugonia” tem cenas pós-créditos? Veja o que esperar no final do filme