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Publicado em 27/06/2025, às 07h58 Foto: Reprodução/Fiat Fernanda Montanha
O nome Fiat Uno voltou a ganhar destaque nas rodas de conversa entre fãs de carros e especialistas da indústria automotiva. O motivo? A possibilidade de retorno do modelo ao mercado brasileiro em breve. Embora esse interesse tenha crescido nos últimos meses, a Fiat ainda não confirmou oficialmente um novo veículo com as características que vêm sendo mencionadas em sites e redes sociais.
Grande parte das informações sobre o chamado “Fiat Uno 2025” se baseia em boatos nas redes sociais e registros de design, sem qualquer confirmação da montadora. A expectativa gira em torno da nova plataforma STLA Small, que já foi patenteada no Brasil e é utilizada no recém-apresentado Grande Panda, revelado pela Stellantis na Europa.
No entanto, em nota enviada ao BNews São Paulo, a Stellantis, conglomerado automobilístico resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e o Groupe PSA, negou os rumores que circulam nas redes sociais sobre o suposto lançamento de um novo Fiat Uno com preço de R$ 30 mil.
A montadora afirmou que a informação é infundada e destacou que o valor divulgado por fontes não oficiais é incoerente e inviável para um carro que atenda às normas de segurança, qualidade e responsabilidade ambiental vigentes no país.
A empresa reforçou seu compromisso em oferecer veículos acessíveis e tecnológicos aos brasileiros, mas esclareceu que, atualmente, o modelo mais barato da marca é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975.
Com foco em mobilidade urbana, o Grande Panda chega com design mais atual, versões híbridas e elétricas, além de uma proposta de carro compacto global. A semelhança do projeto com o perfil do Uno reforça a teoria de que o hatch poderia estar prestes a ganhar uma nova geração por aqui, mesmo sem uma data oficial para o lançamento.
A força do Uno no Brasil é inegável. Desde sua estreia, o modelo já ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades vendidas e se firmou como símbolo de economia e funcionalidade. Um relançamento no futuro poderia aproveitar esse histórico para atrair consumidores em busca de veículos acessíveis em tempos de combustíveis caros.
Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil e a pressão por veículos menos poluentes, cresce a expectativa de que o Uno também possa ganhar versões híbrida ou 100% elétrica nos próximos anos. A plataforma STLA Small, já utilizada em modelos eletrificados da Stellantis, como o Grande Panda, reforça essa possibilidade.
Embora a Fiat ainda não tenha confirmado oficialmente essas versões para o mercado brasileiro, fontes do setor apontam que a montadora estuda ampliar seu portfólio sustentável por aqui. Se confirmado, o Uno elétrico pode se tornar uma alternativa popular e acessível à eletrificação urbana, com foco em economia, baixa manutenção e menor impacto ambiental.
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