Entretenimento
Publicado em 21/05/2025, às 16h45 Foto: Reprodução/TV Globo Redação
A reapresentação da novela "A Viagem", atualmente em exibição pela sexta vez no "Vale a Pena Ver de Novo", reacende uma velha curiosidade entre os telespectadores: quem é o personagem Mascarado?
Enigmático e silencioso, o homem que se comunica apenas por mímica conquistou espaço na trama ao se tornar confidente de Seu Tibério (Ary Fontoura) e se reaproximar de Carmen (Suzy Rêgo), com quem teve um relacionamento no passado.
Sua identidade verdadeira é revelada mais tarde: trata-se de Adonay, que esconde o rosto devido a um acidente que o deixou desfigurado. O reencontro com Carmen, no entanto, não termina em reconciliação.
O papel foi interpretado pelo ator e mímico Breno Moroni, nascido no Rio de Janeiro e com carreira também no circo e no teatro. Escolhido pelo diretor Wolf Maya após recusas de outros atores, Moroni usou sua experiência com mímica para dar vida ao personagem, que rapidamente se tornou um dos mais comentados da novela.
“Parecia um super-herói anônimo. As pessoas comentavam sobre o Mascarado sem saber que era eu”, relembra o ator ao gshow hoje com 71 anos e morando em Campo Grande (MS), onde segue atuando nos palcos.
Antes de "A Viagem", ele já havia feito participações em outras produções da Globo, como Champagne (1983). Depois, esteve em títulos como Vira-Lata, O Clone e Kubanacan.
Eles falam, imitam e até têm pelos pubianos: conheça os ‘adultos’ reborn
Entenda como nova tecnologia do Google transforma reunião virtual em presencial