Entretenimento
Publicado em 30/09/2025, às 08h01 Foto: Reprodução/Freepik Fernanda Montanha
O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou que, a partir de 1º de outubro de 2025, entram em vigor novas regras para a isenção de entrevistas na solicictação de vistos de não imigrante. A medida atinge todos os países que exigem visto para entrar em território norte-americano, inclusive o Brasil.
Segundo o InfoMoney, até agora, adolescentes com menos de 14 anos e idosos acima de 79 estavam dispensados da entrevista. Com a atualização, essa possibilidade deixa de existir. Todos os solicitantes nessas faixas etárias deverão comparecer a uma entrevista presencial com um agente consular.
O anúncio havia sido feito em julho, mas a implementação foi adiada de setembro para outubro. Segundo o órgão, a decisão busca aumentar o rigor nos processos e garantir maior segurança na análise de cada pedido.
Apesar da mudança, algumas categorias permanecem elegíveis para a dispensa da entrevista:
Titulares de vistos diplomáticos e oficiais, como A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1;
Certas renovações de vistos B-1/B-2, ou do cartão de travessia de fronteira no caso de cidadãos mexicanos.
Na prática, isso significa que a isenção por idade deixou de existir, mas continuam valendo exceções específicas de função ou categoria profissional.
Também poderão solicitar dispensa da entrevista aqueles que forem renovar um visto expirado há até 12 meses, desde que o solicitante tivesse 18 anos ou mais quando o documento anterior foi concedido.
Entre as categorias contempladas estão:
B-1: viagens de negócios, reuniões com parceiros, participação em conferências ou negociações comerciais;
B-2: turismo, férias, visitas a familiares, tratamentos médicos ou participação em eventos sociais e culturais sem remuneração;
B1/B2: quando os objetivos da viagem combinam turismo e negócios.
O governo americano também estabeleceu condições extras para quem deseja se beneficiar da isenção:
A solicitação deve ser feita no país de nacionalidade ou residência habitual (exceto para vistos diplomáticos e alguns oficiais);
O requerente não pode ter tido um visto recusado, a menos que a negativa tenha sido revertida ou dispensada;
Não pode haver indícios de inelegibilidade.
Mesmo atendendo a todos os critérios, os solicitantes ainda podem ser chamados para entrevista. O Departamento de Estado reforça que os agentes consulares têm autonomia para exigir a presença do candidato caso considerem necessário.
Em comunicado oficial, o órgão recomendou que os interessados consultem os sites das embaixadas e consulados dos EUA para informações detalhadas sobre o processo e requisitos.
Segundo a nota, “os agentes consulares ainda podem convocar entrevistas presenciais, caso a caso, por qualquer motivo”, o que significa que a dispensa não é uma garantia absoluta.
Mais de 100 garrafas de bebidas são apreendidas após suspeita de metanol; entenda
Outubro de 2025: confira os feriados e datas comemorativas do mês