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Publicado em 07/07/2025, às 11h26 Reprodução/ Orkut Gabriela Teodoro Cruz
Quem lembra do Orkut? A rede social que dominou o Brasil nos anos 2000 era um verdadeiro fenômeno: tinha comunidades pra tudo de “Eu amo brigadeiro” até “Odeio acordar cedo” , depoimentos cheios de carinho, scraps coloridos e aquele famoso ranking de "fãs" e "confiáveis".
A rede social que marcou uma geração no Brasil se prepara para um possível relançamento. O objetivo da empresa é resgatar a proposta original, focada em comunidades temáticas e conexões verdadeiras.
Além disso, criado por Orkut Büyükkökten, o novo projeto tem o Brasil como mercado prioritário país, mostra o Click Petróleo e Gás.
A nova rede social ainda não possui data oficial de lançamento, mas o projeto já está sendo desenvolvido, o que deve acelerar a sua chegada na web.
O público brasileiro sempre teve forte vínculo com a plataforma. Segundo o próprio fundador, o retorno mira atender a uma demanda por redes sociais menos tóxicas, mais leves e com sentido de pertencimento. A equipe de desenvolvimento está dividida entre São Paulo e o Vale do Silício.
Diferente das redes atuais, a nova proposta pretende se afastar de algoritmos que alimentam engajamento superficial. O foco estará em fóruns e grupos com interesses compartilhados. O criador afirma que a prioridade será o respeito, a autenticidade e a qualidade das interações.
A moderação dos conteúdos deve ser feita com apoio de inteligência artificial, atuando de forma preventiva contra discursos de ódio, desinformação e abuso. Ainda não está claro se haverá também revisão humana, mas a ideia é manter a liberdade de expressão sem abrir espaço para conteúdos nocivos.
Embora o projeto dialogue com a nostalgia de antigos usuários, o grande objetivo é atrair a Geração Z, oferecendo uma experiência digital mais saudável e menos exaustiva.