Entretenimento
Publicado em 06/11/2025, às 15h38 Foto: Divulgação/Netflix. Bianca Novais
Desde sua estreia em 29 de outubro, “Os Donos do Jogo” se tornou mais um fenômeno da Netflix.
A série de ficção, que mistura drama, violência e política, mergulha no universo do jogo do bicho e das disputas por poder no Rio de Janeiro, mas, segundo o Purepeople, boa parte dos seus personagens se parecem muito com figuras reais da contravenção carioca, retratadas no documentário “Vale o Escrito” (2023), do Globoplay.
Heitor Dhalia, um dos criadores da série, afirmou em entrevista à BBC que a trama é “ficção com um grau de verossimilhança bastante alto”. Bernardo Barcellos e Bruno Passeri também assinam a produção.
Entre os clãs fictícios, o dos Fernandez representa a velha guarda da contravenção.
O patriarca Galego (Chico Diaz) e a esposa Leila (Juliana Paes) lembram nomes históricos como Miro e Sabrina Garcia, além de Castor de Andrade, símbolo máximo da contravenção na Zona Oeste carioca e patrono da Mocidade Independente.
Já o filho Santiago teria traços de Gabriel David, empresário ligado ao Carnaval e à escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.
No lado oposto, a família Guerra encarna a ambição da nova geração.
Jorge Guerra (Roberto Pirillo) remete a Miro Garcia e a Ângelo Maria Longa, conhecido como “Tio Patinhas”.
As personagens femininas Suzana (Giullia Buscacio) e Mirna (Mel Maia) parecem inspiradas nas irmãs gêmeas Shanna e Tamara Garcia, conhecidas por disputas de poder após o assassinato do pai.
Já o explosivo Búfalo (Xamã) reflete personalidades da contravenção como Zé Personal e Bernardo Bello, ambos envolvidos em assassinatos e outros crimes contra a vida.
A terceira dinastia, os Moraes, é marcada pela ascensão de Profeta (André Lamoglia), que, segundo o Purepeople, pode ter sido inspirado em Bernardo Bello, apontado pela Polícia Federal como um dos atuais chefes do jogo do bicho no Rio.
Seu pai Nélio (Adriano Garib) lembra Alcebíades Paes Garcia, o “Bid", assassinado em 2020, enquanto os irmãos Nelinho e Esqueleto remetem, respectivamente, ao ex-PM Wagner Dantas Alegre e ao herdeiro da contravenção Maninho, pai das gêmeas Shanna e Tamara.
A família Saad, liderada por Renzo (Bruno Mazzeo) e Marcinho (Tuca Andrada), lembra a saga de Rogério de Andrade, sobrinho de Castor.
Já o veterano Coelho (Stepan Nercessian) evoca Piruinha, um dos bicheiros mais antigos do país.
“Império de Amsterdã": Netflix confirmou a 2ª temporada?
Casa de Dinamite: veja o que é real e o que é ficção no sucesso da Netflix