Entretenimento

Pantone elege cor de 2026 e destaca busca por calma e novos começos; veja qual é

Tom de branco elegido pela Pantone leve simboliza serenidade, equilíbrio e um desejo coletivo de desaceleração  |  Foto: divulgação/Pantone

Publicado em 04/12/2025, às 14h04   Foto: divulgação/Pantone   Ana Caroline Alves

A Pantone revelou nesta quinta-feira (4) a cor escolhida para representar 2026: PANTONE 11-4201 Cloud Dancer. O tom, descrito pelo instituto como um branco suave, fluido e arejado, surge como resposta direta ao momento cultural marcado por sobrecarga de estímulos, vício em redes sociais e cansaço global. A proposta é simples, mas poderosa: oferecer um respiro, as informações são do Metrópoles.

Segundo o Pantone Color Institute, Cloud Dancer funciona como um “sussurro de tranquilidade em um mundo barulhento”, trazendo relaxamento, foco e clareza. A cor combina subtons frios e quentes, o que impede que seu visual remeta aos “branco hospital”. No lugar disso, transmite acolhimento, leveza e equilíbrio.

Um branco com propósito: conexão humana em tempos digitais

Para Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, a escolha da cor reflete transformações profundas no estilo de vida e no modo de projetar. “Um branco leve e arejado, o Cloud Dancer exemplifica nossa busca por equilíbrio entre o futuro digital e a necessidade primordial de conexão humana”, afirmou  à CNN.

A seleção da cor do ano envolve um amplo processo de curadoria, que analisa movimentos culturais, políticos, sociais e estéticos. O nome do tom também é decisivo: “No momento em que você ouve um nome descrevendo uma cor, instantaneamente forma uma imagem”, explica Leatrice Eiseman, diretora-executiva do instituto.

Como Cloud Dancer deve aparecer em 2026

Considerado pela Pantone um tom com função quase estrutural, Cloud Dancer é facilmente combinável com outros matizes, e também tem força suficiente para atuar sozinho.

Na moda, o branco se conecta às tendências e ao uso de materiais naturais, como plumas e fibras leves, frequentemente vistas em eventos como o Met Gala e o Festival de Veneza. No design de interiores, o tom traz “clareza sem frieza, estrutura sem severidade”, harmonizando-se com madeira, pedra e fibras orgânicas.

Cloud Dancer sucede o marrom aconchegante Mocha Mousse (2025) e o pêssego suave Peach Fuzz (2024). Com foco no bem-estar e na reconexão, a nova escolha aponta para um 2026 guiado pela busca por calma, simplicidade e renovação.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCor de 2026Pantone

Leia também


Fiat desenvolve modelo compacto abaixo do Mobi; conheça os primeiros detalhes


BBB 26 revela primeiros nomes confirmados e adianta novidades da temporada; confira