Entretenimento
Publicado em 01/12/2025, às 07h21 Reprodução/Divulgação Netflix Bruna Souza
Na última quarta-feira, 26, o primeiro volume da quinta, e última, temporada de Stranger Things chegou no catálogo da Netflix. Mais de três anos depois dos seus últimos acontecimentos, é necessário uma recapitulação para entender o plano final do vilão Veca.
O início da jornada final já deixa claro algumas teorias enfatizadas na quarta temporada. O primeiro e mais importante fato para trama é de que o Vecna, ou Henry Creel, interpretado assustadoramente por Jamie Campbell Bower, está vivo e disposto a concluir seu plano de dominação.
Logo nos primeiros minutos, também é lembrado ao espectador a história do desaparecimento de Will Byers. Dessa vez é possível ter mais detalhes da aventura do protagonista dentro mundo invertido, indicando que o fim da série está ligado com onde tudo começou.
Para conduzir e ligar a história de onde parou para onde está, também é declarado uma explicação clara sobre a quarentena da cidade de Hawkins, presença mais forte dos militares dos Estados Unidos e, consequentemente, fuga da grande heroína Onze, interpretada por Millie Bobby Brown.
É necessário avisar que a partir desse ponto o texto vai encaminhar para uma explicação que envolve cenas dos últimos capítulos lançados, ou seja, é necessário a atenção para spoilers.
Com a abertura do grande final logo no sequestro de Will, é revelado que o plano de Vecna envolve voltar a sequestrar crianças, como explica a Roling Stone. Logo nessa primeira cena, o vilão fala para Byers que ele é o ponta pé inicial para “coisas lindas”.
Esse plano fica mais evidente com um novo sequestro dentro do núcleo protagonista, envolvendo Holly Wheeler, irmã caçula de Mike e Nancy, nos planos de romper a barreira entre os mundos. Para Henry, o sucesso psíquico com Will, indica que é possível repetir a mesma fórmula para ganhar força.
Creel busca sequestrar 12 crianças, dominar suas mentes e assim forçar a quebra do espaço as dimensões. Contudo, dessa vez, ao invés de pesadelos, a manipulação fica mais elaborada, com uma versão nova do Vecna, agora ele se apresenta em sua aparência humana, como um amigo imaginário, chamado Senhor Fulano, que conquista e prende em um limbo confortável,
A necessidade de enfatizar a história de Byers desde o primeiro momento não é por acaso. O próprio Vecna indica a ligação constante entre as mentes dos dois personagens, mas o que o antagonista não espera é que isso pode ser usado contra ele.
Ao entender melhor sobre essa invasão mental que sofria nas mãos de seu grande adversário, Will consegue usar isso a seu favor, dominando os poderes de Creel e se revelando como o grande herói da temporada.
Tudo mentira? Nova teoria de "Stranger Things 5" viraliza nas redes sociais
Por que a atriz de Holly mudou na última temporada de “Stranger Things”