Entretenimento
Publicado em 26/09/2025, às 07h48 Foto: Reprodução/Fiat Fernanda Montanha
O Fiat Grande Panda já tem data para chegar ao Brasil: 2026. O hatch marcará as comemorações dos 50 anos da montadora no país e promete ser o modelo mais aguardado do período.
Mas o que mais chama atenção não é apenas o design ou a herança do Uno: é o preço que ele pode alcançar por aqui.
Na Europa, o Panda é comercializado em duas opções: uma versão elétrica que pode chegar a R$ 150 mil no câmbio atual e uma opção híbrida leve, equipada com motor 1.2 turbo, desenvolvida em parceria com Peugeot e Citroën.
Esse valor coloca o modelo em um patamar próximo ao de carros premium compactos, como o Mini da BMW, ainda que a proposta seja mais voltada ao consumo em massa.
Para o mercado brasileiro, a previsão é que o Grande Panda seja equipado com os motores 1.0 Firefly — já presentes no Pulse e no Fastback — nas versões aspirada e turbo. Isso abre caminho para que o preço seja mais competitivo que na Europa, já que não se espera a chegada da versão elétrica neste primeiro momento.
Se a Fiat conseguir manter o valor próximo ao Argo, principal hatch da marca no país, pode repetir o sucesso histórico do Uno. Especialistas apostam em uma faixa inicial entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, o que colocaria o Panda como alternativa direta a modelos como Volkswagen Polo e Chevrolet Onix.
O primeiro contato com o carro aconteceu no campo de provas da Stellantis, na Itália. Apesar do teste limitado a 100 km/h, o Panda mostrou equilíbrio, conforto e bom desempenho. A versão a combustão se destacou nas retomadas e na leveza da direção elétrica. Ainda assim, o espaço interno traseiro não apresentou vantagem sobre o Argo, o que pode pesar na percepção de valor.
No acabamento, o hatch traz soluções modernas, como forração azul, uso de materiais reciclados e molduras amarelas em acrílico. Entretanto, áreas com riscos visíveis indicam que ajustes serão necessários na versão brasileira para justificar o preço esperado.
O interior também oferece dois porta-luvas — um superior com opção em bambu ou tecido e outro inferior em plástico. Pequenos detalhes como esses reforçam a tentativa da Fiat de oferecer mais por um valor competitivo, mirando o grande público, segundo O Globo.
Assim, o Grande Panda chega ao Brasil cercado de expectativa. O desafio da Fiat será simples de entender, mas difícil de executar: lançar um carro de imagem moderna sem deixar que o preço ultrapasse o limite que o consumidor brasileiro está disposto a pagar.
5 tipos de informação que você deve manter longe do Gemini
"Amores Materialistas": onde assistir ao filme no streaming?