Entretenimento

Ranking global de vendas de carros em 2024 tem liderança surpreendente

Toyota desbanca Tesla e emplaca cinco modelos entre os mais vendidos do ano; veja os destaques do top 10 global.  |  Foto: Reprodução/Toyota

Publicado em 03/07/2025, às 08h00   Foto: Reprodução/Toyota   Fernanda Montanha

O ranking dos veículos mais comercializados no mundo em 2024 foi finalmente divulgado e confirma o domínio da Toyota. A marca japonesa garantiu cinco posições entre os dez modelos mais vendidos globalmente, reafirmando sua força no mercado automotivo.

A consultoria Car Industry Analysis foi responsável por reunir os dados, em um levantamento que levou seis meses para ser concluído, abrangendo 153 países e representando cerca de 99% dos emplacamentos mundiais no ano anterior.

A principal mudança em relação a 2023 está na liderança. O Tesla Model Y, que havia sido o carro mais vendido do mundo naquele ano — e o primeiro elétrico a atingir esse feito — caiu para o segundo lugar. Em 2024, quem assumiu o topo foi o Toyota RAV4, com 1,19 milhão de unidades comercializadas, impulsionado principalmente pelos mercados dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, o SUV emplacou apenas 2.462 unidades, mas ainda superou o Model Y globalmente por uma diferença de cerca de 2.000 carros.

Na terceira posição aparece o Corolla Cross, também da Toyota, que teve uma alta de 18% nas vendas globais. O SUV derivado do sedã Corolla é produzido em nove países e vendido em aproximadamente 75 mercados. No Brasil, foi um dos campeões de vendas da montadora em 2024, com quase 48 mil unidades.

Outros modelos da Toyota que figuram no top 10 incluem o sedã Camry e a picape Hilux, que mesmo após uma década de sua geração atual, continua liderando entre as picapes médias em vários países.

Além da Toyota, figuram no ranking a Honda, com o CR-V, a Ford, com a F-150, e a Tesla, com o Model 3. A chinesa BYD aparece na décima colocação com o Qin, um sedã híbrido ainda não vendido no Brasil, mas com lançamento previsto.

Os dados reforçam a popularidade dos utilitários esportivos e veículos eletrificados no cenário global, ao passo que modelos tradicionais como o Corolla sedã começam a perder espaço para suas versões SUV.

Classificação Indicativa: Livre


TagsrankingtoyotaVendas